Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sábado, 29 de outubro de 2011

Público se despede hoje do 3º Festival de Artes Cênicas do Sesc



Confira a programação do último dia do evento.

Sábado, 29 / 10
Teatro de Rua – Popular
Revolta no País dos Retalhos | Cia Teatro de Retalhos do SESC | Arcoverde-PE
Classificaão: Livre | 11h | Espaço Cultural Luiz Jardim – Centro

Dança - Contemporânea
Eu Vim da Ilha | Cia de Dança do SESC | Petrolina – PE
Classificaão: Livre | 17h | Espaço Colunata – Centro

Teatro Adulto | Melodrama
O Amor de Clotilde Por certo Leandro Dantas | Trupe Ensaia Aqui e Acolá | Recife-PE
Classificaão: Livre | 20h | Teatro Luiz Souto Dourado

Amelinha volta ao disco com 'Janelas do Brasil'

 
 
É sob a direção musical do violonista Dino Barioni que Amelinha retorna ao disco no fim de novembro de 2011. Produzido por Thiago Marques Luiz para a gravadora Joia Moderna, o CD Janelas do Brasil marca a volta da cantora cearense ao mercado fonográfico após hiato de nove anos. Dono da Joia Moderna, o DJ Zé Pedro saúda em texto escrito para o encarte o retorno de Amelinha aos estúdios.
 
Gravado e mixado em agosto no estúdio Sambatá, em São Paulo (SP), Janelas do Brasil alinha 12 músicas no repertório. Onze são inéditas na voz da cantora. A exceção é Terral, tema de Ednardo que a Amelinha já gravou em seu último disco, Pessoal do Ceará (2002), dividido com Belchior e Ednardo. O álbum já está na fábrica. Eis, na ordem do CD, as 12 músicas de Janelas do Brasil, primeiro disco solo de Amelinha desde 2001:

1. Galos, Noites e Quintais (Belchior, 1977)
2. O Silêncio (Zeca Baleiro, 2005)

3. Asa Partida (Fagner e Abel Silva, 1976)
4. Felicidade (Chico César e Marcelo Jeneci, 2010)
5. Terral (Ednardo, 1973)

6. Planície de Prata (Almir Sater e Paulo Simões, 2005)
7. Quando Fugias de mim (Alceu Valença e Emannoel Cavalcanti, 2001)
8. Algum Lugar (Marília Medalha e Vinicius de Moraes, 1972)

9. É Necessário (Geraldo Espíndola, 1978)
10. Ponta do Seixas (Cátia de França, 1980)

11. Olhos Profundos (Renato Teixeira, 1978)
12. Pra Seguir um Violeiro (Amaro Penna, 2011)


Fonte: Notas Musicais

Falando de Cinema


O cineasta James Cameron apresentou nesta sexta-feira (28) em Los Angeles a versão em 3D do seu sucesso de bilheteria Titanic, filme que reestreará no dia 6 de abril de 2012 nos Estados Unidos. Cameron e John Landau, produtor do filme, mostraram o filme nos estúdios Paramount, em Hollywood. A nova versão de Titanic terá 18 minutos transformados para o formato tridimensional. O processo de conversão durou 60 semanas e custou US$ 18 milhões. Mais de trezentas pessoas trabalharam no projeto que procurou conseguir uma sensação de profundidade como se a película tivesse sido rodada em 3D.

"Não é perfeito, é 2,99D, não é realmente 3D", disse o diretor de Avatar. Se artisticamente o filme será idêntico ao assistido em 1997, já que Cameron disse não sentir necessidade de retocar nada, o efeito tridimensional proporcionará "uma nova experiência no cinema". Além do aumento da sensação de tamanho do navio e do dramatismo das cenas do afundamento, Cameron apontou que o 3D proporcionará uma maior dose de emoção nas sequências íntimas entre os protagonistas, Rose e Jack, interpretados por Kate Winslet e Leonardo DiCaprio.

Titanic reestreará em 3D e também em 2D em algumas salas, mas graças à digitalização da versão original a qualidade de imagem será maior em qualquer um dos dois formatos do que na versão original.

Fonte: Portal Terra

Paulo Coelho é selecionado em evento de distribuição de livros


O escritor Paulo Coelho foi um dos escolhidos para a próxima edição do evento World Book Night, que distribui gratuitamente um milhão de livros na Grã-Bretanha e Irlanda. A primeira edição do evento aconteceu este ano e a de 2012 está marcada para o dia 23 de abril. O Alquimista foi o livro escolhido do brasileiro para figurar entre as 25 obras eleitas por um comitê de vendedores de livros, bibliotecários e membros da mídia. Entre os livros escolhidos para a distribuição neste ano estão Orgulho e Preconceito,/i>, de Jane Austen; Angústia, de Stephen King, e Um Conto de Duas cidades, de Charles Dickens.

"Naturalmente desejo que mais e mais pessoas leiam e que eles leiam mais e mais", disse Stephen King ao jornal britânico Daily Telegraph. "Também adoro a ideia de que mais pessoas apreciem Angústia, embora não da forma como essa frase pode soar", completou o escritor. Outros autores incluem Iain M. Banks, Joe Simpson, Maggie O''Farrell, Roald Dahl e Martina Cole.

Concurso
Pela internet, moradores do país podem se inscrever para tentar ser um dos 20 mil distribuidores de livros. Cada um deles entregará 48 livros para quaisquer outras pessoas, inclusive amigos. Os distribuidores serão escolhidos com base nas melhores respostas dadas no site da organização sobre o porquê gostariam de passar para frente determinado livro da lista.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Penúltimo dia do Festival de Artes Cênicas do Sesc começa com espetáculo de rua



Sexta, 28 / 10
Teatro na Rua - Bonecos
O Sumiço da Galinha Maristela | Grupo Mulungu | Paulista – PE
Classificaão: Livre | Sessões as 10h30, na Praça da Feirinha da Boa Vista – Rua José leitão, e as 15h30, na Rua da Liberdade, próximo a Escola São Cristóvão

Teatro Adulto – Drama

Voragem | Grupo Magricory do SESC Santa Rita | Recife - PE
Classificaão: 12 | 19h | Teatro Luiz Souto Dourado

Marisa disponibiliza o segundo 'single' do álbum que produziu com Dadi



Marisa Monte lançou nesta quinta-feira, 27 de outubro de 2011, o segundo single de seu oitavo álbum solo, O Que Você Quer Saber de Verdade. Além de disponibilizar a faixa-título para download gratuito através de seu site oficial, a cantora apresentou o clipe gravado nas ruas de Nova York (EUA) com total fidelidade à estética colorida da capa do álbum, assinada por Giovanni Bianco (a foto da capa é de Tom Munro). Lançada por Arnaldo Antunes em seu álbum Qualquer (2006), a canção O Que Você Quer Saber de Verdade - da lavra de Marisa com Arnaldo e Carlinhos Brown - evoca atmosfera de paz na qual a cantora ambientou um de seus últimos sucessos, Vilarejo (belo primeiro single promocional do álbum Infinito Particular, de 2006).

Nas lojas a partir de 31 de outubro, o álbum O Que Você Quer Saber de Verdade tem produção assinada por Marisa com Dadi Carvalho, o lendário baixista que está em cena desde o início dos anos 70. Dadi, aliás, assina duas das 14 faixas do álbum. Uma é a inédita Amar Alguém, cujo tema é baseado no poema DNA, de Arnaldo Antunes, parceiro de Marisa e Dadi na música. A outra é Bem Aqui, parceria de Dadi com Arnaldo, já gravada por Dadi em disco feito para o mercado japonês. Já Nada Tudo é da lavra do filho do baixista, André Carvalho, que gravou a música em seu CD.

Povo diplomado

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

"Festival de Artes Cênicas do Sesc chega ao 7º dia"



Quinta, 27 / 10
Teatro para Infância e Juventude
De bobo, bravo e vilão, se faz um faz de conta | Grupo Diocesano de Artes| Garanhuns – PE
Classificaão: Livre | Sessões as 10h30 e as 15h30| Teatro Luiz Souto Dourado

Teatro Adulto - Musical
As Levianas – Palhaçadas com muito humor| Cia. Animé | Recife - PE
Classificaão: Livre | 20h | Teatro Luiz Souto Dourado
Hoje também prossegue a oficina "Corpo em Movimento" com o tema: Desconstruão e reconstruão da ação do corpo, que está sendo minitrada desde ontem por  Ivaldo Mendonça / PE , que tem como público alvo: Atores e Atrizes
 

'Relicário' lembra dez anos sem Cássia Eller com três gravações inéditas

 
 
Nas lojas nesta última semana de outubro de 2011, o CD Relicário é coletânea em que Cássia Eller (1962 - 2001) canta somente músicas de Nando Reis. Idealizada pela gravadora Universal Music para lembrar os dez anos da morte da cantora, a serem completados em 29 de dezembro, a compilação apresenta três gravações inéditas. A mais importante é Baby Love, música do baú do compositor. Os outros dois registros inéditos são duos de Cássia com Nando Reis em As Coisas Tão Mais Lindas e em Um Tiro no Coração. Eis as 14 faixas do CD Relicário:

1. All Star
2. Meu Mundo Ficaria Completo (Com Você)
3. O Segundo Sol
4. Luz dos Olhos

5. Relicário - com Nando Reis
6. No Recreio

7. Baby Love - Gravação inédita
8. As Coisas Tão Mais Lindas

9. E.C.T.
10. Infernal

11. Um Tiro no Coração (com Nando Reis) - Gravação inédita
12. Nenhum Roberto (com João Barone, Bi Ribeiro, Frejat e Nando Reis)

13. Fiz o que Pude / Chororô (com Gilberto Gil)
14. As Coisas Tão Mais Lindas (com Nando Reis) - Gravação inédita

Fonte: Notas Musicais

Falando de Cinema



O diretor Steven Spielberg reconheceu que a trama do último filme de Indiana Jones idealizada por George Lucas nunca o convenceu, mas seguiu adiante com o projeto por sua amizade com o criador de Guerra nas Estrelas, segundo publicou nesta quarta-feira (26) a revista Empire. Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, a quarta parte da saga, estreou em 2008, quase 20 anos depois que sua predecessora, Indiana Jones e a Última Cruzada (1989), rodeada por uma grande expectativa que se transformou em decepção para muitos fãs e vários críticos.

O filme levou o personagem, acostumado a lidar com artefatos antigos associados com episódios históricos, religiosos ou de magia negra, a viver um episódio sobre seres extradimensionais com aspecto de extraterrestres mais próximo à ficção científica. "Estou muito contente com o filme", explicou Spielberg que, no entanto, fez algumas ressalvas. "Entendo as pessoas que não gostaram da trama porque eu também não gostei. George e eu tivemos grandes discussões sobre a trama. Eu não queria que estas coisas fossem nem aliens nem seres extradimensionais, mas sou leal a meu melhor amigo", comentou o diretor.

Spielberg frisou que todas as histórias de Indiana Jones foram obra de George Lucas. "Quando escreve uma na qual ele acredita, mesmo que eu não acredite nela, vou realizar o filme da forma que ele imaginou", disse o cineasta que assumiu a responsabilidade por alguns elementos do filme, como a sequência na qual o protagonista se protege de uma explosão atômica em uma geladeira. "Não joguem a culpa nele (George). Essa foi a minha ideia tola", comentou. Spielberg confirmou que Lucas está trabalhando em uma quinta parte de Indiana Jones, mas ainda não tem o roteiro.

Fonte: Portal Terra

Morre aos 83 anos irmã mais velha de Caetano Veloso


De acordo com a coluna Olá!, do jornal Agora São Paulo, morreu nessa quarta-feira (26) Eunice Souza de Oliveira, de 83 anos, irmã mais velha de Caetano Veloso e Maria Bethânia. Apelidada de Nicinha, a irmã dos artistas morreu de insuficiência respiratória. Ela era filha adotiva de Dona Canô. Caetano dedicou a ela a canção Nicinha, do álbum Qualquer Coisa (1975).

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Festival de Artes Cênicas...Confira o que vai rolar nesta Quarta-Feira

 
 
Quarta, 26 / 10
 
Teatro para Infância e Juventude
Aru, o Boi Encantado | Grupo Vem Ver Teatro | Garanhuns – PE
Classificaão: Livre | Sessões as 10h30 e as 15h30| Teatro Luiz Souto Dourado
Demonstraão de Trabalho do Concreto ao Mangue
Aquilo que meu olhar guardou pra você | Grupo Magiluth | Recife / Garanhuns-PE
Classificaão: 12 | 19h | Salão de Eventos do SESC.
 
Apoio: blogcensuralivre

terça-feira, 25 de outubro de 2011

" Música de Pernambuco perde Sebastião do Rojão"








Um dos maiores nomes da música nordestina faleceu ontem na cidade de Caruaru. Sesbastião do Rojão, estava internado em um hospital de Caruaru. Hipertenso, o mesmo estava internado já há alguns dias realizando tratamento. A causa do seu falecimento contudo, ainda não foi revelada pela família que realizou o seputamento do seu corpo na tarde desta Terça-Feira, também em Caruaru, onde o mesmo tem familiares. A notícia chegou ao conhecimento de poucas pessoas aqui em Garanhuns, fato que gerou um certo constragimento, já que Sebastião detinha na cidade e na região, um número expressivo de amigos,fãs e admiradores do seu trabalho. Muitos é possível até, que ainda desconheçam o fato.

Sebastião do Rojão, cantor e compositor pernambucano, natural do distrito de São Pedro (Garanhuns), gravou do início da década de 60 até o início da década de 80. Teve passagens por outros ritmos durante sua carreira, como o bolero, mas marcou mesmo foi como cantor de forró, registrou sua voz em vários LPs, alguns seus e em algumas coletâneas. Gravou músicas próprias e de compositores e artistas renomados como Gordurinha, Elino Julião, Juarez Santiago, Walmir Silva, João do Vale, Jackson e Pedro Sertanejo. Passando por algumas gravadoras como Bervely, Cartaz, Premier, Chantecler e Copacabana. Nossa saudade e nossas homegens a esse grande artista,.

Festival de Artes Cênicas prossegue hoje

 
 
Confira a programação de hoje
 
Terça, 25 /10

Teatro para Infância e Juventude
A canão de Assis | Cia de Teatro do SESC | Caruaru – PE
Classificaão: Livre | Sessões as 10h30 e as 15h30| Teatro Luiz Souto Dourado

Teatro Adulto – Drama

Vicência | Grupo Cena | Garanhuns - PE
Classificaão: 12 | 19h | Teatro Luiz Souto Dourado

Marisa faz terceira conexão com Ben Jor onze anos após 'Cinco Minutos'

 
 
Nas lojas a partir de 31 de outubro de 2011, o oitavo álbum solo de Marisa Monte, O Que Você Quer Saber de Verdade, apresenta a terceira conexão da cantora com a obra de Jorge Ben Jor. Segunda das 14 faixas do disco, Descalço no Parque é regravação de música de Jorge, lançada pelo compositor em seu segundo álbum, Ben É Samba Bom (1964). É uma das poucas músicas em que Ben destila melancolia. A conexão é feita 11 anos após Marisa ter recriado Cinco Minutos - música lançada por Jorge Ben no antológico álbum A Tábua de Esmeralda (1974) - em Memórias, Crônicas e Declarações de Amor (2000) e 17 anos após a inclusão de Balança Pema - samba do primeiro LP de Jorge, o definidor Samba Esquema Novo (1963) - no terceiro CD da cantora, Verde Anil Amarelo Cor de Rosa e Carvão (1994), de tom brasileiro.
 
Fonte: Notas Musicais

Pablo Picasso completaria 130 anos nesta terça


Após pintar seu primeiro quadro com sete anos, o espanhol Pablo Picasso, que nesta terça-feira (25) completaria 130 anos, não abandonou mais os pincéis e se tornou um dos gênios do século XX. Pintor, escultor, desenhista, ceramista, gravador... Picasso é o artista espanhol mais influente do século passado e um dos grandes gênios da história da arte.

Mestre da Modernidade, revolucionou e marcou um novo rumo da história artística quando pintou em 1907 As Meninas de Avignon, marco e ponto de referência para o desenvolvimento das vanguardas artísticas posteriores.

O espanhol introduziu na arte novas concepções revolucionárias que originaram o cubismo, movimento criado por ele junto com George Braque. Nascido em Málaga em 1881, a família se mudou para La Coruña e depois para Barcelona, onde se formou em um estilo acadêmico, mas um breve contato com grupos modernistas o fizeram mudar sua forma de expressão.
 
Picasso passou os últimos anos de sua vida no sul da França trabalhando em um estilo muito pessoal e morreu na vila de Notre-Dame-Vie, em Mougins, em 8 de abril de 1973, de um edema pulmonar quando preparava uma exposição para o Palácio dos Papas, em Avignon.O artista malaguenho, autor com mais obras em museus de todo o mundo, teve uma longa e produtiva trajetória com 1.876 quadros, 1.355 esculturas, 7.089 desenhos, 25.388 gravuras, 2.880 cerâmicas e 149 cadernos - um total de 4.659 trabalhos. Picasso se casou seis vezes e teve quatro filhos.