Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sábado, 31 de dezembro de 2011

"Nosso feliz ano novo vem por Carlos Drumond de Andrade"

 
 
Receita de Ano Novo

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor de arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ver,
novo até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra
birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta ou recebe mensagens? passa telegramas?).
Não precisa fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar de arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto da esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um ano-novo que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

"Dez anos sem Cassia Eller"

O Brasil musical lembra hoje os 10 anos da morte da cantora Cassia Eller. A artista que esteve em Garanhuns por duas vezes participando do Festival de Inverno, saiu de cena com apenas 39 anos de idade, no auge de sua carreira de 11 anos.Prá matar saudade o blog preparou prá você o "Último Sol", Confira.

"Pernambuco tem três novos Patrimônios Vivos da Cultura Popular"



A ceramista de Tracunhaém, Maria Amélia, o coquista Mestre Galo Preto, de Olinda, e o Maracatu Estrela de Ouro, de Aliança, são os mais novos componentes do seleto grupo de pessoas ou instituições de destaque na cultura popular, a ostentar o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco. A escolha se deu após a leitura e avaliação de ampla documentação dos mais de 100 processos de candidatos habilitados a participar da edição 2011 do concurso público, da capital e do interior. Todos eles foram indicados por entidades culturais, prefeituras e secretarias municipais de cultura, depois de comprovados pelo menos 20 anos de atuação no fomento à cultura popular e tradicional.

A Lei 12.196, de 02 de maio de 2002, que instituiu o Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco, tem como objetivo reconhecer, em vida, o trabalho dos mestres e grupos culturais da terra, na construção de um patrimônio cultural. Ela permite também a preservação e valorização das manifestações populares e tradicionais, garantindo as condições para que sejam repassadas às novas gerações de aprendizes. Para isso, o Governo do Estado paga uma bolsa vitalícia no valor mensal de R$ 907,77 (pessoa física) e R$ 1.815,53 (grupos culturais) como forma de incentivo à realização e perpetuação de suas atividades.Com os 3 eleitos de 2011 para receber o título, sobe para 27 o número de Patrimônios Vivos de Pernambuco em atuação no Estado.

Fonte: Fundarpe

" Falando de Cinema"

Cartaz do Oscar 2012 relembra clássicos do passado.



A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou na tarde de ontem, 28 de dezembro, o pôster oficial da 84ª edição do Oscar. A imagem, como você pode conferir ao lado, destaca filmes que marcaram época. Forrest Gump - O Contador de Histórias, A Noviça Rebelde, O Poderoso Chefão, ...E o Vento Levou, Conduzindo Miss Daisy, Gladiador, Casablanca e Assim Caminha a Humanidade.

Curiosamente, os sete primeiros ganharam a estatueta de Melhor Filme, enquanto que Assim Caminha a Humanidade levou apenas o prêmio de Melhor Diretor para George Stevens.A arte destaca ainda as taglines (frases promocionais) "Vida. Câmera. Ação." e "Celebrando os filmes dentro de todos nós".O Oscar 2012 acontecerá no dia 26 de fevereiro e contará com apresentação do ator Billy Crystal, que assumiu a função após a desistência de Eddie Murphy. Os indicados serão conhecidos em 24 de janeiro.

"Morre artista mais velho do mundo"



O cantor de operetas de origem holandesa Johannes Heesters, considerado o artista em atividade mais velho do mundo, morreu no último sábado dia 24, aos 108 anos, informou seu agente. Ele veio a óbito em uma clínica de Starnberg, na Baviera, onde vivia. Admirado pelo ditador Adolf Hitler, Heesters nasceu em 1903, na Holanda, e ganhou fama graças aos nazistas. Há alguns anos, foi acusado por um jornalista de ter se apresentado para os guardas da SS no campo de concentração de Dachau, na Baviera, em 1941.

O cantor, que atuou em inúmeros filmes e peças de teatro em países de idioma alemão, aparece no livro dos recordes Guiness como o artista mais velho ainda em cena. Ele interpretou mais de 1.600 vezes um de seus principais papéis, em A viúva alegre, uma opereta do compositor austro-húngaro Franz Lehar. Em 2008, a primeira apresentação de Heesters em várias décadas na Holanda foi acompanhada por muitos protestos. Sua tentativa anterior de se apresentar para seus compatriotas, em 1963, fracassou. Na ocasião, o público de um teatro em Amsterdã o condenou ao recebê-lo com a saudação nazista.