Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sábado, 28 de maio de 2011

" DVD e CD perpetuam show de Gil + Ana + Ivone + Gadú + Milton + Zeca "

Em 13 de outubro de 2010, Gilberto Gil foi o anfitrião de show realizado no Espaço Tom Jobim, no Rio de Janeiro (RJ), em comemoração aos 10 anos da rádio carioca MPB FM. Gravado ao vivo, o show está sendo perpetuado no CD e DVD Gil + 10 - Gilberto Gil Convida, lançados neste mês de maio de 2011 pela Go 2 Music. No show, Gil recebeu um time de dez convidados formado por Ana Carolina (com quem cantou o samba Torpedo, primeira parceria de Gil e Ana), Erasmo Carlos (Mesmo que Seja Eu), Ivone Lara (Alguém me Avisou), Lenine (Jacksoul Brasileiro), Maria Gadú (Bela Flor), Mart'nália (Cabide), Milton Nascimento (Cálice), Paralamas do Sucesso (A Novidade, parceria de Gil com o compositor), Preta Gil (Andar com Fé) e Zeca Pagodinho (Aquele Abraço). O CD e DVD Gil + 10 são vendidos de maneira avulsa.

Fonte: Notas Musicais

"José de Abreu X Ana de Hollanda "

O ator e ativista da cultura José de Abreu defende a substituição da ministra da Cultura Ana de Hollanda. Ele critica a gestão mantida há quatro meses na pasta, desde o início do governo Dilma Rousseff, por considerar que a condução dos debates rompe com a “continuidade aprovada nas urnas” com a gestão anterior, de Juca Ferreira, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.“A política do ministério foi aprovada pelo voto; o eleitor aprovou o governo Lula e o Ministério da Cultura, que precisaria ser continuado”, sustenta Abreu.

“Defendo que se busque um nome que não leve a mais atritos ao ministério”, avalia. Ele acredita que o governo como um todo está indo bem, com exceção do MinC. “Essa troca precisaria ser feita da maneira menos traumática possível”, completa. Há rumores de que a presidenta Dilma Rousseff já estaria estudando a possibilidade de substituir Ana de Hollanda. Em março, Abreu havia defendido em entrevista à Rede Brasil Atual, que se desse mais tempo e se tratasse o ministério com mais calma. Ele explica que a retirada de seu apoio à Ana de Hollanda foi uma decisão tomada após muita discussão e agravada pelas denúncias de proximidade entre ela e o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), publicada por jornais.

 “Fiquei muito chateado com o que li no jornal (sobre a ligação com o Ecad), porque a defesa do MinC era de que não havia nenhuma relação, que era loucura”, afirma Abreu. “Mas ninguém é idiota, faço política há 40 anos. O cargo de ministro é político, feito de conversas. Ainda mais em um começo de governo, que tem base aliada e é formado por uma coalizão. Mas ela botou uma linha na cabeça e parece não ter flexibilidade nenhuma”, critica. Entre os motivos que o levaram a mudar de opinião estão reiteradas demonstrações de falta de flexibilidade da ministra.

Ele enumera a retirada do selo Creative Commons do site do ministério – mesmo permanecendo o uso e a menção da plataforma de Wordpress e de contas em redes sociais como Flickr –, a defesa intransigente do Ecad, a desautorização de posições defendidas em São Paulo pelo secretário-executivo do MinC, Vitor Ortiz, entre outras. “Fui me dando conta de que não tinha mais como apoiá-la”, reconhece Abreu.

" Falando de Cinema "


José Padilha e Wagner Moura juntos novamente.

O diretor José Padilha e o ator Wagner Moura irão retomar a parceria de Tropa de Elite e Tropa de Elite 2 em um novo projeto. A dupla trabalhará junta em Tri-border, filme que contará ainda com roteiro de Nick Schenk (Gran Torino). Tri-border será uma produção internacional e se passará tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. "A ideia é fazer um filme político escondido dentro de um longa de ação capaz de entreter e ensinar as pessoas sobre a tríplice fronteira e o crime internacional", afirmou o cineasta brasileiro, que já visitou a região em companhia de Schenk. A história girará em torno de um oficial da Agência Antidrogas dos Estados Unidos que é mandado para o Paraguai após prender o filho de um senador por uso de drogas.

O longa ainda não possui previsão de lançamento. A expectativa é que Nick Schenk entregue o roteiro concluído no próximo mês de agosto. Enquanto isso, Padilha está envolvido na realização de Robocop, filme que marca sua estreia no cinema internacional.  Vencedora do Oscar por Guerra ao Terror, Kathryn Bigelow estava com um projeto semelhante chamado Triple Frontier, que contaria com a presença de Tom Hanks (Anjos e Demônios) no elenco. No entanto, a realização do filme de Padilha somado ao fato de Bigelow estar se dedicando quase que exclusivamente à Kill Bin Laden pode fazer com que a produção seja cancelada.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

" Da bola aos Livros "

Ex-jogador de futebol, eterno ídolo da torcida do São Paulo, empresário, empreendedor social e agora escritor. Estas são algumas das definições do multifacetado Raí. "Minha estreia como jogador no Botafogo de Ribeirão Preto foi a mais marcante, entretanto o lançamento do livro me lembrou da sensação que tive nas minhas outras estreias", confessou o ex-camisa 10 da Seleção Brasileira sem perder o cacoete de boleiro. Aos 46 anos, Raí debuta no mundo da literatura com o livro infantil "Turma do Infinito". O lançamento aconteceu neste final de semana e reuniu fãs adultos - muitos atrás de dedicatórias em camisetas - e também admiradores mais jovens, estes mais interessados nos personagens Sol, Filó, Sofia e Zen.
Segundo a Cosac Naify, a editora do livro, passaram pela Livraria da Vila mais de mil pessoas. Raí sabe ter começado com o pé direito, mas tem a consciência de que estava jogando em casa. "Agora faremos lançamentos em diversas regiões do Brasil e um trabalho de exposição do conteúdo nas escolas", disse ainda um pouco apreensivo com o sucesso do livro.

" Hoje tem Quinta da Música no Sesc"

Acontece hoje, a 3ª etapa do projeto Quinta da Música promovido pela unidade do Sesc Garanhuns. Prá dar início a temporada, as atrações são Alexandre Revoredo e Samba 3. As apresentações começam às 20h. no Salão de eventos Jaime Pincho com entrada franca. No repertório, Bossa Nova,Chorinho e Samba. Em Cena: Alexandre Revoredo, Roberto do Valle,Claudemir(Nino)e Efraim Rocha. Este é uma grande programa para esta Quinta-Feira. Vale apena conferir.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

" Vicência entra em cartaz 4ª Feira no CCALC "



A cena teatral de Garanhuns ganhou novos ares desde que o primeiro curso de iniciação teatral Vem Ver Teatro, idealizado e coordenado por Julierme Galindo através da Secretaria de Cultura, apresentou seus resultados. Após dezenas de esquetes que agitaram o Centro Cultural em novembro do ano passado surge o grupo teatral Guará Cia. Teatral, nome provisório para o grupo que entra em temporada com o espetáculo “Vicência”, estreado no último dia 30 de abril.


“Vicência” conta a história de uma mulher sertaneja jovem, “doce e bela”, que se apaixona por um aboio e enfrenta a dureza do pai e as convenções e tradições familiares para viver esse amor. Num tempo em que a mulher não tinha voz, “Vicência” torna-se um mito por lutar pelo que mais deseja passando por cima do machismo e da brutalidade que imperavam na época. A década de 30, marcada pelos genocídios, regimes totalitários, coronelismo, a Guerra de Canudos e o cangaço.


No ano em que se comemoram os 110 anos de Luís Jardim, escritor garanhuense ganhador de diversos prêmios de Literatura, Julierme Galindo premia seu público, mais uma vez, com uma livre adaptação de um dos contos do livro “Maria Perigosa”. A história de “Paisagem Perdida”, título original de “Vicência”, encanta pela beleza e inovação cênica: o cenário se multiplica nos mais diversos ambientes, nas paredes da casa do seu Manoel Quirino, na fazenda, na igreja, na bodega e nas montanhas da paisagem perdida. O espectador tem a chance de ver o espetáculo de diversos ângulos sem sair do lugar. Texto: Duvennie Pessôa.


Elenco: Adevair Jackson / Adriano Izidoro / Álefe Albuquerque / Ana Veras / Anderson Jaime / Anderson Vieira / Diogo Honorato / Edijane Calado / Eliakim Urbano / Juliana Bernardo / Raquel Silva / Samara Cavalcanti / Tamires de Goes / Valéria Santos / Willian Joel Participação Especial: Duvennie Pessôa como Vicência e Karine Melo como D.Quitéria
Texto: Luís Jardim com livre adaptação de Julierme Galindo
Músicas: Carlos Janduy / Irapoã Ribeiro / Julierme Galindo / Márcio Viana Músicos: Everton Kelly – cajon e pandeiro / Geison Silvério – violão / Irapoã Ribeiro – triângulo e voz / Valéria Santos – voz /Yale Feitosa – flauta transversal
Maquiagem / Preparação Vocal / Fotos: Álvaro Lucard
Cenário / Figurino /Plano de luz / Design Gráfico: Julierme Galindo
Adereços: Diogo Honorato
Assistente de Produção: Duvennie Pessôa
Realização: Guará Cia. Teatral

" Zé Ramalho canta Beatles em CD que sai em agosto via selo Discobertas "


Zé Ramalho encerrou semana que passou, a produção do disco em que canta músicas do repertório dos Beatles. O lançamento está programado para agosto de 2011 pelo selo carioca Discobertas. Quinto título de série de songbooks que já rendeu os CDs Zé Ramalho Canta Raul Seixas (2001), Tá Tudo Mudando - Zé Ramalho Canta Bob Dylan (2008), Zé Ramalho Canta Luiz Gonzaga (2009) e Zé Ramalho Canta Jackson do Pandeiro (2010), o disco Zé Ramalho Canta Beatles foi gravado em inglês ao longo dos últimos anos. A produção é do próprio Zé Ramalho. O cantor - visto no estúdio em foto de Marcelo Fróes, proprietário da gravadora Discobertas - fechou a produção com a gravação de Your Mother Should Know, balada de Paul McCartney, gravada pelos Beatles para a trilha sonora do filme Magical Mystery Tour (1967).



Fonte: Notas Musicais

" Flip confirma nomes de Antonio Candido e de ex-Talking Heads "



A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) confirmou neste final de semana, a presença do crítico literário Antonio Candido e do ex-vocalista da banda Talking Heads, David Byrne, para a 9ª edição do evento. Um abrirá e o outro participará do último dia da festa, respectivamente. Antonio Candido será o responsável pela conferência inicial do evento, que este ano acontece entre 6 e 10 de julho e terá uma mesa para homenagear o escritor Oswald de Andrade. Junto a Candido, José Miguel Wisnik também integra a abertura.

No último dia, David Byrne está escalado para falar sobre sua obra musical e sobre seus projetos em fotografia e na área cinematográfica. Ele também discutirá questões sustentáveis e apresentará seus projetos sobre transporte público. Outros nomes em destaque da programação são Ignácio de Loyola Brandão, João Ubaldo Ribeiro, a argentina Pola Oloixarac, o cartunista Joe Sacco, James Ellroy e o português Valter Hugo Mãe. Ao todo, 29 autores de 13 países participarão da Flip de 2011