Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sábado, 28 de agosto de 2010

" N O V A E N Q U E T E "


O blog deseja saber mais uma vez sua opinião. Agora colocamos em discussão, o que é preciso e o que está faltando para Garanhuns ter uma vida Cultural de Fato. Colocamos na enquete algumas alternativas e queriamos a sua participação indicando uma delas. Veja a enquete no lado esquerdo superior do blog e participe.

" Camila Pitanga deve atuar em filme sôbre a vida de Joãosinho Trinta."


A atriz Camila Pitanga, foi convidada para atuar no filme Trinta, cinebiografia do carnavalesco Joãosinho Trinta. Joãosinho é um dos maiores nomes da história do carnaval carioca, tendo conquistado oito título no grupo principal por escolas como Salgueiro, Beija-Flor e Viradouro. Mais recentemente realizou os desfiles da Grande Rio e da Vila Isabel.

O longa de ficção será dirigido por Paulo Machline, que já dirigiu um documentário sobre o carnavalesco, intitulado A Raça Síntese de Joãosinho Trinta. Segundo fontes, Trinta pode contar ainda com a participação do ator e cantor Seu Jorge (Tropa de Elite 2 e Cidade de Deus). Matheus Nachtergaele irá interpretar Joãosinho Trinta. A produção ainda não tem previsão de lançamento nos Cinemas.

" A obra de Chico chega às bancas em livros-CDs em alguns estados "


O primeiro dos 20 volumes da Coleção Chico Buarque está à venda desde ontem, nas bancas e livrarias dos Estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Trata-se de coleção de livros-CDs que reapresenta 20 álbuns da discografia do compositor, gravados entre 1966 e 2006, com libreto de 44 páginas que traz textos sobre as faixas e sobre o contexto histórico dos discos, além de depoimentos tidos como inéditos de parceiros do artista. O primeiro volume é Chico Buarque, o álbum de 1978 que traz no repertório músicas como Cálice e Pedaço de mim. Mas calma ! Para quem não mora em São Paulo e na Região Sul, a coleção pode ser comprada através da internet na página que vende coleções da Editora Abril. Eis o cronograma da Coleção Chico Buarque, que dispõe os álbuns em outra ordem:

1. Chico Buarque (1978)
2. Construção (1971)
3. Meus Caros Amigos (1976)
4. Chico Buarque de Hollanda (1966)
5. Chico Buarque de Hollanda Vol. 2 (1967)
6. Chico Buarque de Hollanda Vol. 3 (1968)
7. Paratodos (1993)
8. Sinal Fechado (1974)
9. Vida (1980)
10. Almanaque (1981)
11. Chico Buarque (1984)
12. Calabar (1973)
13. Chico Buarque (1989)
14. Ao vivo Paris - Le Zenith (1990)
15. Uma Palavra (1995)
16. As Cidades (1998)
17. Chico Buarque de Mangueira (1997)
18. Carioca (2006)
19. Francisco (1987)
20. Per un Pugno di Samba (1970)

" Ditadura na Mpb " parte 07


Panis Et Circenses
(Caetano Veloso / Gilberto Gil - 1968)
Intérprete: Os mutantes

Eu quis cantar
Minha canção iluminada de som
Soltei os panos sobre os mastros no ar
Soltei os tigres e os leões nos quintais
Mas as pessoas na sala de jantar
São ocupadas em nascer e morrer
Mandei fazer
De puro aço luminoso um punhal
Para matar o meu amor e matei
Às cinco horas na avenida central
Mas as pessoas da sala de jantar
São ocupadas em nascer e morrer
Mandei plantar
Folhas de sonhos no jardim do solar
As folhas sabem procurar pelo sol
E as raízes procurar, procurar
Mas as pessoas da sala de jantar
Essas pessoas da sala de jantar
São as pessoas da sala de jantar
Mas as pessoas da sala de jantar
São ocupadas em nascer e morrer

Histórico: Panis et Circenses vem do latim e significa: Política do pão e circo, ou seja, a música denuncia, uma crítica do que o governo fazia com a população: entretenimento e comida. Pra que se preocupar com mais?
“Mas as pessoas da sala de jantar / São ocupadas em nascer e morrer” é uma crítica à estas pessoas. Uma sociedade que fechava os olhos e aceitava o pão e circo que o governo usava como “cala-boca” e se preocupavam com os próprios problemas (qualquer semelhança com o hoje é mera coincidência!) e esqueciam de se preocupar também com seu país.
Escrita em 1968, foi um hino do movimento tropicalista liderado por Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Paulo Coelho volta às listas dos livros mais vendidos

O escritor brasileiro Paulo Coelho retorna às listas de livros mais vendidos com o lançamento na América Latina de seu romance As Valkirias, que figurou em primeiro lugar na Argentina e em segundo na Colômbia. As obras que se mantêm no topo na maior parte dos países, com exceções no Brasil, onde entra O Último Olimpiano, de Rick Riordan; França, com Une forme de vie, de Amélie Nothomb, e Alemanha, com Schuld, de Ferdinand von Schirach.

Entre os mais vendidos no Brasil Paulo Coelho aparece na quarta posição entre as obras de ficção, com O Aleph. Paulo Coelho tem 20 livros lançados. Ele entrou para o Guinness Book como o autor que mais assinou livros em edições diferentes, em 2003. Em 2008, figurou novamente no Guiness Book com o livro O Alquimista - o mais traduzido do mundo. Paulo Coelho é o primeiro autor a colocar todos os seus livros em língua portuguesa no Kindle (e-book).

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Alcione, Leci e Zezé festejam 100 anos de Nelson Cavaquinho


Está em fase de gravação na Lua Music, sob produção de Thiago Marques Luiz, um CD que celebra o centenário de nascimento de Nelson Cavaquinho (1911 - 1986) - a ser comemorado em 2011. Alcione, Arnaldo Antunes, Leci Brandão e Zezé Motta figuram na relação de artistas que já gravaram suas participações no CD por ora intitulado Nelson Cavaquinho - 100 Anos. Sairá em 2011.

Festival de Duos de Garanhuns chega ao final

Chega ao final nesta sexta-feira, o Festival de Duos de Garanhuns. O festival trouxe para Garanhuns ao longo do mês de Agosto, exelentes instrumentistas que brindaram a população com grandes concertos. A escolha de Garanhuns como parte deste projeto não foi em vão, os promotores viram na cidade, um pontencial grande no que se refere ao público que aprecia música instrumental. Esse público vém se formando gradativamente desde a implantação do Palco Instrumental no Festival de Inverno. Portanto, Garanhuns é hoje para quem promove shows com este estilo de música, uma cidade de referencia. Isso passa também pelo surgimento de músicos locais que hoje já se destacam no universo musical instrumental nordestino e até nacional. Para encerrar esta maratona, teremos hoje as apresentações dos músicos Cacai Nunes e César Michiles no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante, apartir das 20h. com entrada franca.

Dos mais aplicados violeiros caipiras dos novos tempos, Cacai Nunes vem mostrando versatilidade com a sua viola. É pernambucano de nascimento, mas foi criado e vive em Brasília até hoje. Além de músico e professor, Cacai é também pesquisador e estudioso. Quando não está tocando, se dedica a organizar e catalogar seu belíssimo acervo musical, que inclui discos e vídeos raros relacionados à música regional brasileira. Cacai Nunes já esteve na Espanha, França, Holanda, Mali e EUA levando sua música de viola em Festivais de Música Instrumental.


A música esteve presente muito cedo na vidado Flautista Cesar Michiles. Seu pai também músico e compositor levava César em todos suas apresentações. Então César Michiles nasceu praticamente entre músicos. Mas foi com sete anos de idade que César começou a estudar flauta no Conservatório Pernambucano de Música. Daí não parou mais. Fez vários cursos aqui no Brasil e no Exterior. Em 1986 tocou com Luiz Gonzaga “ O Rei do Baião”. César já gravou e se apresentou com vários artistas, como: Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Daniela Mercury, Chico César, Zé Ramalho, Fagner, Tânia Maria, Fafá de Belém e outros. Em Nova Yorque onde morou por 2 anos, César gravou com vários nomes da “WORLD MUSIC” como Bill O’Connell, Kenny Woodward, Toninho Horta, Dave Valentin, Phill Woods, Manolo Badrena e Naná Vasconcelos.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Simone lança DVD (e CD) 'Em Boa Companhia'


A gravadora Biscoito Fino vai pôr nas lojas, na primeira quinzena de setembro, o CD e o DVD Simone em Boa Companhia, gravados ao vivo em 10 e 11 de abril de 2010 em shows feitos pela cantora no Teatro Guararapes, point do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE). Trata-se do registro ao vivo do show que estreou no Rio de Janeiro (RJ) em 18 de setembro de 2009. As novidades do roteiro na gravação foram Fullgás (Marina Lima e Antônio Cícero), Nada por Mim (Herbert Vianna e Paula Toller) e Ive Brussel (Jorge Ben Jor). Dirigido por José Possi Neto, o show foi inspirado no CD Na Veia (2009). Eis o repertório do DVD Simone em Boa Companhia:

1. Tô que Tô (Kleiton Ramil e Kledir Ramil)
2. Love (Paulo Padilha)
3. Certas Noites (Dé Palmeira e Adriana Calcanhotto)
4. Face a Face (Sueli Costa e Cacaso)
5. Lá Vem a Baiana (Dorival Caymmi)
6. Bem pra Você (Dé Palmeira e Marina Lima)
7. Fullgás (Marina Lima e Antonio Cícero)
8. Hóstia (Erasmo Carlos e Marcos Valle)
9. Ive Brussel (Jorge Ben Jor)
10. Definição da Moça (Adriana Calcanhotto e Ferreira Gullar)
11. Geraldinos e Arquibaldos (Gonzaguinha)
12. Certas Coisas (Lulu Santos e Nelson Motta)
13. Ame (Paulinho da Viola e Elton Medeiros)
14. Vale a Pena Tentar (Simone e Hermínio Bello de Carvalho)
15. Deixa Eu te Amar (Agepê, Ismael Camillo e Mauro Silva)
16. Paixão (Kledir Ramil)
17. Migalhas (Erasmo Carlos)
18. Pagando pra Ver (Abel Silva e Nonato Luís)
19. Perigosa (Rita Lee, Roberto de Carvalho e Nelson Motta)
20. Ai, Ai, Ai... (Ivan Lins e Vítor Martins)
21. Na Minha Veia (Martinho da Vila e Zé Katimba)
22. Chuva, Suor e Cerveja (Caetano Veloso)
23. Nada por mim (Herbert Vianna e Paula Toller)
24. Ex-Amor (Martinho da Vila)

" Canção de Chico Buarque vai virar filme "


“Olhos nos olhos”, uma de muitas belas canções de Chico Buarque, vai ganhar uma adaptação para os cinemas. Responsável por Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo e O Céu de Suely, o diretor Karim Aïnouz é o responsável pelo projeto. A produção faz parte das comemorações dos 150 anos de Caixa Econômica Federal, que terá uma série de eventos em 2011 e homenageia a obra de Chico Buarque de Holanda. O cineasta adiantou que o longa não se chamará Olhos nos Olhos. Violeta ou Violeta e o Eclipse são alguns dos títulos possíveis.

”É a história de um casal que está juntos há 14 anos, acaba de se mudar para um apartamento novo em Copacabana e se separa. O personagem do marido é um locutor e dublador que, sem coragem de olhar nos olhos dela, literalmente, grava uma mensagem dizendo que está indo embora. O filme é 24 horas na vida dessa mulher”, completou o diretor. O filme tem roteiro de Beatriz Bracher e será estrelado por Alessandra Negrini, Camila Amado, Thiago Martins e Alice Borges.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Literatura de Cordel continua em destaque até Sábado em Porto de Galinhas


Até o próximo sábado a literatura de Cordel permanecerá sendo discutida na Flicordel que está sendo realizada na cidade de Porto de Galinhas. Palestras, mini-cursos, exibições de filmes, oficinas e lançamentos, fazem parte da programação que tem atraído cordelistas e simpatizantes desta nobre arte, provinientes de todas as partes do país. Fique por dentro do que vai rolar no evento até sábado.

QUINTA FEIRA
16h – LITERATURA, CORDEL E QUADRINHOS: REPRESENTAÇÕES SOCIAS NA SALA DE AULA com Prof Amaro Braga
18h - ENSINANDO E APRENDENDO ATRAVÉS DA ARTE EDUCAÇÃO com a Profa Miriam Patrícia Burgos
19h – RELAÇÃO ENTRE CORDEL E CANTORIA DE VIOLA com Ésio Rafael
20h – O CORDEL E AS MIDIAS VIRTUAIS com Maria Alice Amorim

SEXTA FEIRA
18h – PROJETO ESCOLA LEITORA com Ana Maria Escurra
19h – A ARTE DA XILOGRAVURA com Jeová Franklin

SABADO
16h – Festival de Curtas
18h30 – A CULTURA POPULAR NO UNIVERSO INFANTIL com Assis Angelo
19h30 – A PRESENÇA DO FUTEBOL NA MÚSICA POUPULAR BRASILEIRA com Assis Angelo
20h – AULA ESPETACULO com Meca Moreno, Allan Sales e Convidados

" Ditadura na Mpb " Parte 07


O Que Será (A Flor da Terra)
(Chico Buarque – 1976)
Intérprete: Milton Nascimento / Chico Buarque

O que será que será
Que andam suspirando pelas alcovas
Que andam sussurrando em versos e trovas
Que andam combinando no breu das tocas
Que anda nas cabeças, anda nas bocas
Que andam acendendo velas nos becos
Que estão falando alto pelos botecos
Que gritam nos mercados, que com certeza
Está na natureza, será que será
O que não tem certeza nem nunca terá
O que não tem conserto nem nunca terá
O que não tem tamanho

O que será que será
Que vive nas idéias desses amantes
Que cantam os poetas mais delirantes
Que juram os profetas embriagados
Que está na romaria dos mutilados
Que está na fantasia dos infelizes
Que está no dia-a-dia das meretrizes
No plano dos bandidos, dos desvalidos
Em todos os sentidos, será que será
O que não tem decência nem nunca terá
O que não tem censura nem nunca terá
O que não faz sentido

O que será que será
Que todos os avisos não vão evitar
Porque todos os risos vão desafiar
Porque todos os sinos irão repicar
Porque todos os hinos irão consagrar
E todos os meninos vão desembestar
E todos os destinos irão se encontrar
E o mesmo Padre Eterno que nunca foi lá
Olhando aquele inferno, vai abençoar
O que não tem governo nem nunca terá
O que não tem vergonha nem nunca terá
O que não tem juízo

Histórico: Música feita para o filme “Dona Flor e Seus Dois Maridos” de Bruno Barreto. Há quem diga que a música fala de sexo, desejo e sensações humanas incontroláveis. Mas a melhor versão é a de que fala de liberdade. A liberdade que todas as pessoas queria gritar aos quatro ventos naqueles tempos repressivos. Mas há uma curiosidade: nem o próprio Chico Buarque sabe o que pode estar por trás da canção. Ao saber, em 1992, de uma ficha do extinto DOPS analisando versos de “O que Será” ele declarou ao Jornal do Brasil: “acho que eu mesmo não sei o que existe por trás dessa letra e, se soubesse, não teria cabimento explicar...". Então, deixemos sem maiores explicações....!

" Quando entrar Setembro tem Festival de Artes Cênicas em Garanhuns "


Já está definida a programação 2010 do Festival de Artes Cênicas de Garanhuns. Esta edição que acontece de 21 a 25 de Setembro, contará com espetáculos de Garanhuns, Lagedo, Jaboatão dos Guararapes, Recife e Mossoró. Serão encenados textos adultos, infantis, para infância e juventude, além de espetáculos de rua. Oficinas, Whorkshops e lançamentos de livros, também constam da programação. As encenações acontecerão no Teatro Luiz Souto Dourado, no espaço colunata no centro da cidade e no Salão de Eventos Jaime Pincho situado no Sesc. A realização é do Sesc Garanhuns e da Saga ( Sociedade dos Artistas de Garanhuns, com apoio da Prefeitura de Garanhuns, Fundarpe, Ministério da Cultura, Academia de Projetos, Faceteg Upe, Uag, Faga, Artepe, Sated, Feteape, Apacepe e Associação Jesus Alegria dos Homens.

Confira a programação:

Terça, 21/09 Querido, Querida do Grupo Diocesano de Artes
10h00 – 1ª sessão

15h00 – 2ª sessão

Local: Teatro do Centro Cultural
Noite, a partir das 19h00 - Abertura Oficial
Local: hall do Centro Cultural
19h30 - Deus Danado (adulto)
Cia. Máscara de Teatro – Mossoró / RN
Classificaão: 14 anos
Duraão: 70 min
Local: Teatro Luiz Souto Dourado – Centro Cultural

Quarta, 22/09

10h00 – 1ª sessão
Guerreiros da Bagunça – Recife/ PE
Pedro Portugal Produões
Teatro para Infância e Juventude
Classificaão: Livre
Duraão: 70 min
15h00 – 2ª sessão
Local: Teatro do Centro Cultural

19h30 – Entre Amores, Flores e Frustraões (adulto)
Cia. Nós de Gato do SESC Garanhuns
Classificaão: 12 anos
Duraão: 45 min
Local: Teatro Luiz Souto Dourado – Centro Cultural

Quinta, 23/ 09
15h00 – ATO (Rua)
Grupo Magiluth – Recife /PE
Duraão: 60 min
Classificaão: Livre
Local: Espaço Colunata, Av. Santo Antônio, Centro

19h30 min – Um Torto (adulto)
Grupo Magiluth – Recife /PE
Classificaão: 14 anos
Local: Salão de Eventos Jaime Pincho – SESC

Sexta, 24/09

15h00 – Brincantes na Idade Média (Rua)
Grupo Cena – Lajedo /PE
Duraão: 60 min
Classificaão: Livre
Local: Espaço Colunata, Av. Santo Antônio, Centro

19h30 – Lua Cambará / Dança Contemporânea
Cia. Ária – Jaboatão dos Guararapes/ PE
Classificaão: Livre
Duração: 45 min
Local: Teatro Luiz Souto Dourado – Centro Cultural

Sábado, 25/09

16h00 – Lançamento de Livro e tarde de autógrafos
Obra: “Prazer em Conhecer”
Autor: Fernando Neto
O Livro é uma homenagem biográfica a Atriz Prazeres Barbosa, em seus quase trinta anos dedicados ao Teatro.
Local: Hall do Teatro Luiz Souto Dourado – Centro Cultural
Mediaão e Apresentaão: José Manoel Sobrinho – Ator, Diretor e Coordenador de Cultura do SESC Pernambuco

19h30 – Angu de Sangue / Teatro Adulto
Coletivo Angu de Sangue, Recife / PE
Classificaão: 14 anos
Local: Teatro Luiz Souto Dourado – Centro Cultural

22h00 – Festa de Encerramento com a Banda Valvulados e DJ Sérgio Aragão
Entrada Limitada
Bar VIP
Classificação: 18 anos
Local: Av. Caruaru, ao lado da Esplanada Guadalajara

OFICINAS e CONVIVÊNCIAS

Local das inscriões:
SESC - Rua Manoel Clemente, 136 A, Centro – Garanhuns, CEP: 55290.000
Secretaria de Cultura e Turismo - Praça Dom Moura, SN, Centro, Prédio do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, Antiga Estaão Ferroviária, CEP: 55290.000
Internet, e-mails: festivaldeteatrogaranhuns@gmail.com / lferreira@sescpe.com.br

Ação Formativa em Dança
Plataforma Itinerante / Seminário de Políticas, Planos e Editais para a Dança
Realizaão: Movimento Dança Recife
Período: de 22 a 24 de setembro
Horário: das 9h00 as 12h00 / das 14h00 as 17h00
Local da Realizaão: SESC Garanhuns

Whorkshop Convivência Teatral
Grupo Magiluth – Recife /PE
Conduão Coletiva
Dia: 24/09
Horário: das 9h00 as 12h00

Whorkshop Convivência Teatral
Cia Nós de Gato SESC Garanhuns
Conduão Coletiva
Dia: 25/09
Horário: das 9h00 as 12h00

" Novatos se destacam no Prêmio Multishow 2010 "

A cantora paulistana Maria Gadú se surprende ao ganhar a estatueta cor-de-rosa

A noite de ontem foi dos estreantes no palco da Arena HSBC, Rio de Janeiro, durante a entrega do Prêmio Multishow. A paulistana Maria Gadú, novata na premiação, levou o troféu de melhor álbum. O melhor instrumentista foi o jovem Rodrigo Tavares, baixista da banda Fresno.

A estatueta mais cobiçada do prêmio, a de melhor grupo, ficou com a banda Cine, que levou a melhor sobre grupos já consolidados como Skank e Titãs. Os sertanejos também tiveram seu lugar de destaque. Pela primeira vez, houve uma premiação específica para a categoria e a dupla Victor e Leo levou a melhor. O prêmio de Revelação não ficou com a banda Hóri, de Fiuk, mas com o sertanejo Luan Santana.

A premiação foi democrática. Respeitando a escolha do público, que votou em seus preferidos pela internet, ela deu 11 troféus a 11 artistas diferentes. Ninguém levou mais de um prêmio.

Confira a lista dos premiados:

Melhor grupo – Banda Cine

Melhor instrumentista – Rodrigo Tavares (Fresno)

Melhor álbum – Maria Gadú (Maria Gadú)

Artista sertanejo – Victor & Leo

Revelação – Luan Santana

Melhor Música – Recomeçar (Restart)

Melhor clip – Espero a Minha Vez (NXZero)

Melhor DVD- Chiaroscope (Pitty)

Melhor show – Ivete Sangalo

Melhor cantor – Samuel Rosa

Melhor cantora – Ana Carolina

Experimente – Móveis Coloniais de Acajú

TVZé – As Máscaras – Cláudia Leite (Thiago Cardoso)

" Antes tarde do que nunca "

Finalmente a população de Garanhuns e região poderão ver apartir desta semana, o filme O Bem Amado. A produção de Guel Arraes estréia nesta sexta-feira no Cine Eldorado para alegria dos cinéfilos da região.

Baseado na obra de Dias Gomes, “O Bem Amado” conta a história do prefeito Odorico Paraguaçu, que tem como meta prioritária em sua administração na cidade de Sucupira a inauguração de um cemitério. É apoiado pelas irmãs Cajazeiras - com as quais o político viúvo mantém relações muito próximas. E tem em Vladimir (Tonico Pereira), dono do único jornal da cidade, seu principal opositor. A história passada no início dos anos 60 é narrada por Neco Pedreira (Caio Blat), um jovem que se apaixona por Violeta (Maria Flor), a filha do prefeito, moça moderna que estuda na capital. Os dois vivem um romance proibido enquanto Odorico sonha em abrir o cemitério municipal. Por falta de defunto, o prefeito nunca consegue realizar sua meta. Odorico arma situações para que alguém morra - inclusive importando um moribundo (Ernesto) que não morre e contratando Zeca Diabo, o matador responsável pela morte de seu antecessor.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

" Sorona Brasil realiza mais um Concerto em Garanhuns "


O projeto Sonora Brasil, responsável por promover grandes Concertos pelo país afora, aporta mais uma vez em Garanhuns nesta quarta-feira. Numa iniciativa do Sesc, o projeto trás desta feita, o Quarteto de Brasília, que fará única apresentação no Seminário São José, apartir das sete e meia da noite. A entrada é franca e vale apena chegar cedo para se acomodar melhor e aproveitar a apresentação. Em sua 13ª edição, o projeto apresenta como tema MÚSICA BRASILEIRA DO SÉCULO XX – A OBRA DE CLAUDIO SANTORO E GUERRA-PEIXE.


Esses dois compositores cumpriram importante papel na estruturação das bases da música erudita contemporânea no Brasil a partir da relação que mantiveram com o Movimento Música Viva, que a partir de 1939 movimentou a cena musical do país sob a liderança de H. J. Koellreutter, com o objetivo de estudar e difundir o dodecafonismo, técnica de composição que naquela época representava a vanguarda musical na Europa.

Cumprindo sua missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não-comercial, o SONORA BRASIL consolida-se como o maior projeto de circulação musical do Brasil. Em 2010 são 340 concertos em mais de 90 cidades, a maioria distante dos grandes centros urbanos.

Saíba mais sôbre o Quarteto de Brasília. Criado em 1986, é considerado um dos mais importantes do Brasil nesta formação e tem como característica a ênfase no repertório de compositores brasileiros. Em sua trajetória de quase 25 anos, já se apresentou em vários estados do Brasil e em países das Américas, Europa e Ásia. Seus quatro integrantes participam ativamente do movimento musical de Brasília, tanto como músicos quanto como professores dos principais centros de formação musical, e todos, em maior ou menor grau, conviveram profissionalmente com Santoro e Guerra-Peixe, o que os tornam parte desta história.

Fafá regrava 'My Sweet Lord' com Raul Mascarenhas


Ainda no Brasil por conta das investigações sobre a morte de seu filho, o jovem músico Rafael Mascarenhas, o saxofonista Raul Mascarenhas - visto à esquerda na foto de Marcelo Fróes - se reencontrou com sua ex-mulher, Fafá de Belém, no Z&O Estúdio, em São Paulo (SP). Raul e Fafá se juntaram ao contrabaixista Renato Loyola para registrar releitura jazzística de My Sweet Lord, o maior sucesso da carreira solo do beatle George Harrison (1943 - 2001). A gravação foi feita para o álbum sobre a obra solo de Harrison que está sendo produzido por Fróes para seu selo Discobertas. Feita ao vivo, a gravação foi concluída em dois takes.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Recife vai sediar mais um festival de literatura


Minicurso sôbre Angola, começa amanhã no Sesc


O Laboratório de Autoria Literária Luzinette Laporte, do Sesc Garanhuns, continua com inscrições abertas para o minicurso “Angola – Unidade Nacional na Sociedade Múltipla, Guerra e Democratização”, que será realizado de amanhã até a próxima quinta-feira dia 26 a tarde e a noite. Os trabalhos serão ministrados pelo cientista social Fernando Sabonete, que vai apresentar o olhar da antropologia sociocultural da Angola, abordando temas como corpo, magia, gênero, poder e racismo, além de apresentar uma retrospectiva dos conceitos de “angolinidade” e cultura angolana, e da guerra civil e democracia no país entre 1975 e 2002. A vagas são limitadas e a inscrição custa apenas 10 reais. Os interessados em participar devem se dirigir à unidade do Sesc Garanhuns para fazer a inscrição.