Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sábado, 23 de abril de 2011

" Temporada 2011 de Jesus Alegria dos Homens termina hoje "



Termina neste neste Sábado, mais uma temporada do espetáculo Jesus Alegria dos Homens em Garanhuns. A montagem que conta a história da paixão, morte e ressureição de Jesus Cristo, está concluindo seu 21º ano de existência, sempre encenada no teatro a céu aberto localizado na colina do Magano, um dos pontos mais altos e bonitos do nordeste, a mais de mil metros acima do nível do mar. A temporada que teve início na última Quinta-Feira, atraiu mais uma vez, um grande público ao alto do Magano.



Com 90 minutos de duração, o espetáculo que tem emocionado gerações, conta com mais de cem pessoas em cena, entre atores e figurantes que enriquecem esta que é uma das maiores produções do gênero no Nordeste. A temporada termina hoje com a encenação começando às 19h. Uma completa infra estrutura dotada de transportes, estacionamento com segurança, praça de alimentação e arquibancadas foi montada para atrair e dar conforto ao público.



Para ter acesso ao teatro, é cobrado um valor simbólico de apenas três Reais por pessoa ou apresentando convites que foram distribuídos nas escolas, colégios, associações de bairros e fundações. Este ano, o público ganhou uma nova cena na peça, trata-se de As Bodas de Caná, passagem em que Jesus transforma água em vinho, em seu primeiro milagre. Programe-se, leve toda a família e aproveite este que é o último espétaculo do ano.

" Falando de Cinema "



Tem mais cinema brasileiro no próximo Festival de Cannes! O Abismo Prateado, novo filme do diretor Karim Aïnouz (Madame Satã e Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo), foi selecionado para a Quinzena dos Realizadores, uma das mostras paralelas do evento.O longa-metragem é baseado na canção "Olhos nos Olhos", de Chico Buarque, e traz Alessandra Negrini (Os Desafinados) como protagonista. Ela dá vida a Violeta, uma dentista recém-separada que precisa se acostumar com a nova vida de solteira.

O elenco conta também com Thiago Martins (Era Uma Vez...), Camila Amado (Verônica), Mílton Gonçalves (Segurança Nacional), Carla Ribas (A Casa de Alice), Otto Jr. (Riscado), Sérgio Guizé (Bruna Surfistinha) e Luísa Arraes (Lisbela e o Prisioneiro). Em Cannes o filme será exibido em 17 de maio, enquanto que no Brasil ainda não há data marcada para o lançamento.

O Abismo Prateado é o terceiro filme brasileiro confirmado no Festival de Cannes deste ano. Trabalhar Cansa, de Marco Dutra e Juliana Rojas, estará na mostra Un Certain Regard e o curta-metragem Duelo Antes da Noite, de Alice Furtado, foi selecionado para a mostra Cinéfondation. Nenhum deles estará na disputa pela Palma de Ouro, prêmio máximo do evento.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

" Com a bênção de Chico Buarque "



A curitibana Thais Gulin lançou esta semana seu segundo CD, intitulado Ô ô ô ô ô ô! (Som Livre/Slap). No entanto, mais comentado do que o disco, foi o namoro dela com Chico Buarque que, segundo a coluna Gente Boa, do jornal O Globo, o compositor teria oficializado. Os dois tem sido vistos juntos desde 2009. A cantora, no entanto, desconversa ao falar sobre o “namoro”, diz que o fato neste momento é o CD que, não por acaso, traz uma música inédita de Chico Buarque, intitulada Se eu soubesse: “Ah, seu eu soubesse/ não andava na rua/ perigos não corria/ não tinha amigos/ não bebia, já não ria à toa/ não ia, enfim, cruzar contigo jamais”.

Não foi apenas de Chico que ela ganhou canção inédita. De Tom Zé recebeu Ali, sim, Alice. Ô ô ô ô ô ô, a música que dá nome ao disco, Thaís diz que é um antissamba, em um disco que ela afirma que é sobre o Rio, mas com o olhar distante de uma curitibana, fascinada pela cidade, onde chegou há nove anos, sem conhecer ninguém, mais pela sensação de liberdade de sair da casa dos pais.

Com liberdade, mas precisando de trabalhar, ela foi ao Teatro Tablado, na Lagoa, e conseguir ser encaixada numa peça profissional. Da amizade com os atores, ela passou a amizade com os músicos. Dividindo-se entre o teatro e a música, optou pela segunda. Fez show com Otto, Jards Macalé, e gravou o disco de estreia pela Rob Digital.

O disco recebeu boas críticas e um espaço relativamente grande na imprensa. O que rendeu convite para uma participação na edição do programa Som Brasil, que homenageou Edu Lobo. Participou também da trilha da novela Passione. Ô ô ô ô ô, foi gravado com a aprovação de um projeto pelo MinC. sai pelo selo Slap, que a Som Livre criou para abrigar novos talentos. O disco tem 12 canções, sendo cinco de Thaís Gulin (e parceiros), os demais ompositores gravados são Chico Buarque, Macalé/Wally Salomão, Adriana Calcanhotto e Kissin.

A turnê de Ô ô ô ô ô ô ô, começa em maio, em Curitiba.


Matéria reproduzida do jc online

quarta-feira, 20 de abril de 2011

" Marisa Monte grava no Rio seu primeiro álbum de inéditas em cinco anos "



Arquitetado por Marisa Monte desde o segundo semestre de 2010, com registros seminais de estúdio, o primeiro disco de inéditas da cantora em cinco anos está sendo efetivamente gravado no Rio de Janeiro (RJ). O sucessor de Infinito Particular (2006) e Universo ao meu Redor (2006) tem lançamento previsto para este ano de 2011. Na sequência do lançamento do disco, Marisa Monte - vista em foto de Leonardo Aversa - vai sair em turnê (inter)nacional.


Fonte: Notas Musicais

" Cientistas tentam mapear os efeitos da música no cérebro "



Cientistas estão tentando entender e quantificar que aspectos específicos de uma música emocionam mais que de outra. Os resultados contribuem para um maior entendimento sobre o funcionamento do cérebro e sobre a importância da música no desenvolvimento, comunicação e cognição humanos e até como ferramenta terapêutica, segundo reportagem do "New York Times".

As pesquisas mostram, por exemplo, que o cérebro entende a música não só como desvio emocional, mas também como uma forma de movimento e atividade. As mesmas áreas do cérebro que são ativadas quando balançamos um taco de golfe ou assinamos nosso nome também são ativadas quando ouvimos momentos expressivos da música. As regiões do cérebro associadas a empatia também são ativadas, até por ouvintes que não são músicos.



E o que realmente confere emoção pode não ser ritmo ou melodia, mas momentos quando músicos fazem mudanças súbitas nos padrões musicais. O diretor do laboratório de percepção musical e cognição da McGill University, em Montreal, Daniel J. Levitin, começou a trabalhar nisso em 2002, depois de ouvir ao vivo uma de suas peças preferidas, o Concerto de Piano n° 27, de Mozart.


O pesquisador teve ajuda do presidente do departamento de piano da McGill, Thomas Plaunt, que tocou partes de várias peças de Chopin em um piano com sensores embaixo de cada tecla, que gravavam quanto tempo ele segurava e quão intenso ele apertava cada nota.

terça-feira, 19 de abril de 2011

" Manuel Bandeira: 125 anos de um Poeta Imortal "



O BICHO

Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.

_____________________________________

Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho (Recife, 19 de abril de 1886 — Rio de Janeiro, 13 de outubro de 1968) foi um poeta, crítico literário e de arte, professor de literatura e tradutor brasileiro.

Considera-se que Bandeira faça parte da geração de 22 da literatura moderna brasileira, sendo seu poema Os Sapos o abre-alas da Semana de Arte Moderna de 1922. Juntamente com escritores como João Cabral de Melo Neto, Paulo Freire, Gilberto Freyre, Nélson Rodrigues, Carlos Pena Filho e José Condé, representa a produção literária do estado de Pernambuco.

Ele foi um dos poetas nacionais mais admirados, inspirando, até hoje, desde novos escritores a compositores. Aliás, o "ritmo bandeiriano" merece estudos aprofundados de ensaístas. Por vezes inspira escritores não só em razão de sua temática, mas também devido ao estilo sóbrio de escrever.

_____________________________________

ARTE DE AMAR

Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma.
A alma é que estraga o amor.
Só em Deus ela pode encontrar satisfação.
Não noutra alma.
Só em Deus - ou fora do mundo.

As almas são incomunicáveis.

Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo.

Porque os corpos se entendem, mas as almas não.

" Paixão de Cristo de Fazenda Nova tem desfalque de última hora em seu Elenco "



Vanessa Lóes, que faz a Madalena na peça Paixão de Cristo de Nova Jerusalém,aqui em Pernambuco, foi substituída por Daniela Travassos nos espetáculos da última segunda-feira e desta terça-feira (19). A atriz precisou voltar as pressas ao Rio para ver o pai, o cineasta Victor di Mello, internado em estado grave na UTI. Vanessa, que contracena com o marido Thiago Lacerda, possivelmente retornará ao espetáculo na apresentação desta Quarta-Feira.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

" Garanhuenses em destaque no teatro pernambucano "



Nunca foi novidade para ninguém que Garanhuns esconde, e esconde mesmo, no sentido mais literal da palavra, notáveis artistas. Eis que dois deles se “desesconderam”. Não só colocaram a cara no mundo, como aproveitaram a brecha e entraram de corpo inteiro nele. Das primeiras apresentações no Colégio Diocesano de Garanhuns já se vai quase uma década. E hoje, Erivaldo Silva e Pedro Wagner, fazem parte do grupo de teatro pernambucano que mais desponta para o restante do país: o Grupo Magiluth.


Com passagens pelos principais festivais de teatro do Brasil, o grupo, que conta ainda com os integrantes Pedro Vilela e Lucas Torres, estreou no dia 08 de abril o espetáculo “O Canto de Gregório”. Sucesso de crítica e de público, o espetáculo inova mais uma vez em sua montagem; o que já é característica do grupo. A platéia assiste a tudo de dentro do palco, que tem a forma de um cubo. E dentro disso tudo, dois garanhuenses compartilham do prazer e da dificuldade de (sobre)viver de sua arte. Só nos resta aplaudir e esperar os próximos dessa terra a se “desesconderem”.


Texto : Thiago Lira

domingo, 17 de abril de 2011

" 1ª Festa do Vinil termina Hoje "

Termina hoje a 1ª Festa do vinil de Garanhuns. O evento começou ontem, e está acontecendo no espaço etílico e cultural Boião´s Bar. Vários colecionadores estão expondo suas coleções de vinis, muitos inclusive, verdadeiras raridades. O evento é aberto a todos que quiserem vender, comprar ou trocar títulos. Mc´s , DJ´s , feira de música , Workshop e shows com bandas de Rock fazem parte também da 1ª Feira de vinil de Garanhuns. Ontem 1º dia do evento, um grande público formado por pessoas de todas as idades compareceu durante todo o dia. Aproveite seu Domingo e vá curtir também essa boa iniciativa.

" 30 anos de morte de Elis motivam reedições da obra da artista na Philips "


Os 30 anos de morte de Elis Regina (1945 - 1982) - a serem completados em 19 de janeiro de 2012 - vão motivar novas reedições dos 21 álbuns gravados pela cantora na extinta companhia Philips, entre 1965 e 1978. Estes discos já haviam sido embalados na caixa Transversal do Tempo, editada em 1998. Contudo, a qualidade do som decepcionou os compradores da caixa. Os CDs que a Universal Music vai pôr nas lojas em 2012 serão alvos de novo processo de remasterização. Está previsto o lançamento de coletânea com gravações raras da Pimentinha.


Fonte: Notas Musicais

" Falando de Cinema "


Versão para os cinemas da clássica canção do grupo Legião Urbana, Faroeste Caboclo acaba de anunciar mais um nome em seu elenco. Vista recentemente na novela "Araguaia", Cinara Leal (foto) foi confirmada no papel de Teresa, mulher de Pablo na produção. A atriz irá substituir Fabiula Nascimento (Bruna Surfistinha), que deixou o filme em razão de sua agenda lotada, e se juntará a Fabrício Boliveira (400 Contra 1 - Uma História do Crime Organizado), Felipe Adib (180º) e Ísis Valverde ("Ti Ti Ti"). O trio interpretará João de Santo Cristo, Jeremias e Maria Lúcia, respectivamente.


Filho de Renato Russo, Giuliano Manfredini também está confirmado no elenco, mas ainda não teve seu papel confirmado. Cinara já está em Brasília e, antes de gravar suas cenas, trabalhará com o preparador de elenco Sérgio Penna. As filmagens já estão em andamento e envolvem mais de 120 profissionais. Faroeste Caboclo realizou um concurso através de seu site oficial para escolher um internauta para fazer uma participação na produção. A vencedora foi Fernanda Gachet, que recebeu o maior número de votos.