Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sábado, 17 de novembro de 2012

"Macuca Jazz & Improviso apresenta hoje Hermeto Pascoal"

Prossegue hoje a edição 2012 do projeto "Macuca Jazz & Improviso". O evento está acontecendo na fazenda Macuca no município de Correntes.Uma grande programação composta por bandas e artistas provinientes de várias cidades de Pernambuco e Alagoas, foi elaborada para agitar o evento, que deve bater este ano, todos os recordes de público. Além das atrações regionais de altíssima qualidade, o evento terá como destaque neste sábado, um concerto do mago da música Hermeto Pascoal, que virá com toda sua banda para uma apresentação que está chamando atenção do público, não apenas pelo show, mas também pelo local da apresentação. Habituado a realizar concertos em grandes teatros espalhados ao redor do mundo, esta será a primeira vez que o alagoano de Palmeira dos índios, irá se apresentar em uma fazenda localizada em pleno agreste pernambucano. Confira a programção de hoje e amanã.
 
Sábado dia 17

16h
Jazz
Dj’s Pós e Agui
(Recife/PE)
Daniela Galdino e Manzuá
Andre Freitas
(Recife)
Mabombe
(Recife)
Euqrop
(Recife-PE)
Treminhão
(Recife-PE)
Hermeto Pascoal
(Lagoa da Canoa/AL)
Anjo Gabriel
(Olinda/PE)

Domingo dia 18

10h
Jam Session Brincantes
Banda Água de Cacimba
(Lajedo/PE)
Poeta Sandoval Ferreira
(Garanhuns/PE)
Poeta China
(Lajedo/PE)
Benedito da Macuca
Cortejo do Boi da Macuca
para Poço Comprido

"Hoje: 102 anos do nascimento de Rachel de Queiroz"

Homenagem do blog Censura Livre

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

"Música de Pernambuco perde o talento do mestre Zé Neguinho do Coco"

 
A cultura popular pernambucana perdeu o cantor e compositor Zé Neguinho do Coco, aos 72 anos, um de seus mestres mais temperamentais, elogiado por suas rimas, ritmo e melodia, mas conhecido também pelas suas brigas e bebedeiras. Seu corpo foi enterrado ontem à tarde no Cemitério de Beberibe. Apenas os familiares estavam presentes. “Ele estava doente, hospitalizado, frágil”, disse o cantor Silvério Pessoa, que usou as redes sociais para divulgar a notícia ao saber da morte família. “Gravamos juntos, tocamos e cantamos juntos. Uma perda! Aprendi muito com esse grande mestre”, comentou pelo seu perfil no Facebook. De acordo com familiares, o coquista tinha problemas cardíacos.
 
Nascido e criado no Morro da Conceição, área de Casa Amarela, na Zona Norte, José Severino Vicente já era conhecido nas rodas de coco como Zé Neguinho quando foi descoberto durante a onda de valorização da cultura popular desencadeada nos anos 1990 pelo Movimento Mangue, que chamou a atenção do público jovem de classe média para artistas como os mestres rabequeiros Salustiano e Luiz Paixão, a cirandeira Lia de Itamaracá e as coquistas Dona Selma, Cila e Aurinha do Coco, entre outros.
 
Até 1998, Zé Neguinho do Coco nunca havia gravado. Ele entrou no estúdio para participar da faixa Pau de quiri, do CD de estreia da banda Cascabulho, Fome dá dor de cabeça. Em 1987, o coletivo Digital Groove (Felipe Falcão e Zezão Nóbrega) gravaram participação dele no disco Rabeca, sanfone e pife. Ele também seria gravado pelo Quinteto Olinda (a música Quince).
 
“Quando se trata de cultura popular sempre me considerei um aprendiz. Zé Neguinho do Coco era uma matriz única. Ele fazia uma música que ele mesmo chamava de coco de terreiro, coco serenata. A divisão melódica e rítmica era a mesma do nível de Jackson do Pandeiro”, explica Silvério Pessoa, que também é pesquisador da música tradicional nordestina e occitane.
 
“As últimas vezes que dividimos o palco foi em um Festival de Inverno de Garanhuns e em um Rec-Beat, com o projeto Refinaria, com Felipe Falcão, Zezão Nóbrega e Wilson Farias”, relembra Silvério, participou com ele do documentário Moro no Brasil, de Mika Kaurismäki. “Tem cenas de a gente tocando junto”.
 
Fonte: Jc online

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

"Com homenagem a Nelson Rodrigues, começa hoje a Fliporto 2012"



Pernsonalidades da literatura, teatro e cinema se reúnem em Olinda de hoje até domingo dia 18, para homenagear o escritor e dramaturgo pernambucano Nelson Rodrigues, na edição 2012 da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto). A expectativa para este ano é que 90 mil pessoas passem pela festa, que traz como tema "A vida é um espetáculo".

A abertura contará com um recital de poesias com Maria Bethânia, logo mais às 19h. "Tivemos o desafio de fazer uma homenagem a Nelson Rodrigues, mas sem sermos óbvios. A abertura com Maria Bethânia foge do óbvio, não é ela cantando, nem lendo textos de Nelson. São poemas que marcaram a vida dela de alguma forma, é dramático. É um recital de amor à palavra", explica o curador literário da festa, Mário Hélio.
 
Abordar um autor rico como Nelson Rodrigues e trazer o que o público espera, mas sem cair no óbvio foi um verdadeiro desafio para o curador. "Ele é muito bom em teatro, crônica e romance. Esses três gêneros estão muito presentes nele. Buscamos explorar de uma maneira diferente, fugindo do convencional. Por exemplo, o cinema trouxemos através do filho dele, Nelson Rodrigues Filho, que participa de um painel junto com amigos que transformaram a obra do Nelson pai para o cinema", conta Hélio. O painel de Nelson Rodrigues Filho com Braz Chediack, Neville de Almeida e Lucelia Santos acontece hoje, às 20h.

"Caetano Veloso recebe homenagem do Grammy Latino com selinho de Sônia Braga"


Foi das mãos da atriz e amiga Sônia Braga, com direito a selinho, que Caetano Veloso recebeu na noite desta quarta-feira (14) a homenagem de Persona do Ano da Academia de Gravação do Grammy Latino no hotel MGM Grand, em Las Vegas.O evento, que em 2011 teve Shakira como homenageada, foi realizado com intepretações de artistas como Seu Jorge, Alejandro Sanz, Natalie Cole, Juanes e Nelly Furtado das músicas de Caetano.
 
Antes da apresentação começar, artistas como Sting, Beck e Maria Gadú deram seus depoimentos em vídeo sobre o artista. “Me sinto como seu irmão mais velho”, disse o cineasta espanhol Pedro Almodóvar.O evento relembrou diversas fases da carreira do cantor de forma pincelada, do tropicalismo às parcerias, do exílio à MPB. “Meu sonho era trabalhar no cinema, minha ideia não era ser músico”, explicou Veloso sobre sua trajetória. “Nos anos 60, o Brasil vivia uma grande efervecência cultural. Beatles e a Banda de Pífaros de Caruaru ajudaram a formar o Tropicalismo”, comentou.
 
No tapete vermelho do evento, momentos antes da cerimônia começar, artistas de diferentes gerações comentaram o trabalho de Veloso. “É uma homenagem tardia, mas muito importante. É uma honra poder acompanhá-lo. Caetano é um filósofo do cotidiano”, disse Sônia na chegada ao evento. A 13a do Grammy Latino acontece nesta quinta no hotel Mandalay Bay em Las Vegas, com 53 artistas concorrendo.
 
Fonte: portal terra 
 

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

"Alceu apresenta Lucy Alves, a voz do grupo Clã Brasil, em show no Rio"

 
De volta aos palcos do Rio de Janeiro (RJ) no final de semana que passou, para fazer o show em que canta músicas de Luiz Gonzaga, no Theatro Net, Alceu Valença aproveitou a oportunidade para apresentar ao seu público carioca Lucyane Alves. Cantora e acordeonista do grupo paraibano Clã Brasil, Lucy Alves - como é mais conhecida - integrou a banda de Alceu na mini temporada carioca do show Lua e Eu e fez seu número solo em Qui Nem Jiló.
 
No bis, Lucy Alves - em foto de Mauro Ferreira na estreia carioca de Lua e Eu - soltou novamente sua voz grave, cantando com Alceu o xote Numa Sala de Reboco, tal como no clipe posto em rotação na internet pelo artista pernambucano. Formado em 2001, o grupo Clã Brasil faz forró no estilo pé-de-serra e já contabiliza seis CDs e dois DVDs. Contudo, a participação no clipe do xote Numa Sala de Reboco tem dado visibilidade adicional a Lucy Alves, presença graciosa em cena, nova voz nordestina neste país de cantoras. Salve o Clã Brasil.
 
Fonte: Notas musicais.

"Recife se prepara para sediar Festival nacional de Teatro"

 
Ameaça de corte de verba, mudança de coordenação geral, processo de transição na gestão municipal.
Felizmente e para alegria dos recifenses, o Festival Recife de Teatro Nacional conseguiu superar todas essas dificuldades e poderá debutar em grande estilo. As novidades da 15º edição do evento foram apresentadas pela Prefeitura do Recife durante entrevista coletiva realizada na manhã desta terça-feira (13). De 21 de novembro a 2 de dezembro, a cidade receberá grandes espetáculos nacionais e locais, além de oficinas, lançamentos de livros e leituras dramatizadas.
 
A programação inclui 18 espetáculos, sendo seis de grupos e companhias pernambucanas, que serão apresentados nos teatros municipais Apolo, Hermilo Borba Filho, Barreto Júnior, Luiz Mendonça, Santa Isabel, e ainda os teatros Capiba e Marco Camarotti (Sesc). Os ingressos terão preços populares de R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada).
 
Nesta 15ª edição, o FRTN faz homenagem ao dramaturgo e teatrólogo, Marcus Siqueira, um ícone do teatro "engajado" e transformador, egresso do teatro popular criado por Hermilo Borba Filho. Já a curadoria é assinada pela diretora, pesquisadora e atriz pernambucana Lúcia Machado. Esta é a primeira vez que o evento conta com curadoria individual de uma profissional do Estado. "Aceitei o desafio e me dediquei ainda mais quando definimos Marcus Siqueira como o homenageado desta edição", disse Lúcia Machado durante a coletiva.
 
ABERTURA - A abertura oficial do festival acontece no dia 21 de novembro, no Teatro de Santa Isabel, com duas apresentações (às 19h e às 21h30) da peça Gonzagão – A Lenda, com direção do pernambucano João Falcão. No espetáculo, que estreou em outubro e está em cartaz no Rio de Janeiro, uma trupe jovem conta a história de Luiz Gonzaga. O elenco interpreta mais de 30 músicas do Rei do Baião, que completaria 100 anos no dia 13 de dezembro.
 
Fonte: jc online

terça-feira, 13 de novembro de 2012

"ATENÇÃO CARUARU" Nazareth abandona show no interior do Paraná.

 
Na noite do último domingo dia 10, o quarteto se apresentava no espaço unique na cidade de Campo Mourão,interior do Paraná, quando depois da segunda canção do set-list, subitamente interrompeu o show, causando revolta de fãs e organizadores do evento. A polícia foi logo chamada e levou os músicos a uma unidade policial. O Nazareth foi contratado por R$ 30 mil e receberia ainda 50% do total arrecadado na bilheteria. Segundo Tezelli, o fato de o show ter sido interrompido lhe causou um prejuízo de R$ 50 mil.
 
O empresário prometeu devolver os valores dos ingressos ao público pagante ou efetuar a troca por entradas para outros shows agendados pela casa nos próximos dias. O quarteto, que alcançou a fama no mundo inteiro na década de 1970 com a música Love Hurts, do álbum Hair of Dog, terminou na delegacia de polícia, após os músicos se recolheram ao camarim sob a alegação de que o vocalista Dan McCafferty, 66 anos, havia recebido descargas elétricas ao segurar o microfone enquanto cantava. Na saída da casa de shows, o cantor foi atingido na cabeça por uma lata de cerveja, atirada por uma pessoa não-identificada.
 
Na unidade policial, os integrantes da banda foram submetidos a uma revista, pois houve denúncia de que estariam sob efeito de entorpecentes. Nada, no entanto, foi encontrado. Liberados para voltar ao hotel onde deveriam passar a noite, os membros da banda tiveram que sair às pressas da cidade. Um grupo de fãs que estava no show se concentrou em frente ao local, revoltado com a paralisação da apresentação. Uma van deixou a cidade sob escolta policial e os músicos foram levados para Maringá, a 90 km de Campo Mourão, onde passaram a noite.
 
De lá, o quarteto deveria seguir para Caruaru (PE), onde tem show agendado para quinta-feira (16). O atual giro do Nazareth pelo Brasil ainda inclui cinco apresentações: Caruaru (PE), Campo Largo (PR), Mafra (SC), Florianópolis (SC), Concórdia (SC) e Macaé (RJ).

"Falando de Cinema"

'Até que a Sorte nos Separe' é o filme nacional mais visto do ano até o momento.


O filme Até que a Sorte nos Separe ultrapassou a marca dos 2,7 milhões de espectadores e se tornou a produção nacional mais vista em 2012 - até o momento. O longa estreou em outubro com 412 salas no Brasil e atraiu 322 mil pessoas logo em seu primeiro fim de semana de exibição.Estrelado por Leandro Hassum e Danielle Winits, o filme é inspirado no best-seller Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, de Gustavo Cerbasi.
 
O roteiro narra a história do casal Tino (Leandro Hassum) e Jane (Danielle Winits), que transformam suas vidas ao ganhar um prêmio milionário da Mega Sena. Eles saem da dureza para desfrutar de grandes luxos e muita ostentação. O casal começa a gastar o dinheiro com festas, viagens, carros importados e caprichos dos filhos.
 
No elenco, estão também os atores Aílton Graça, Kiko Mascarenhas, Rodrigo Sant'anna, Rita Elmôr, Marcelo Saback, Carlos Bonow, entre outros. O filme tem direção de Roberto Santucci, produção da Gullane, coprodução da Globo Filmes, Paris Filmes, RioFilme e Telecine, e codistribuição da Downtown Filmes, RioFilme e Paris Filmes

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

"Carnaval 2013 do Recife já tem seus homenageados"


 
O percussionista Naná Vasconcelos e o fotógrafo Alcir Lacerda serão os homenageados do Carnaval do Recife em 2013. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (12), pelo prefeito eleito, Geraldo Julio, e o vice, Luciano Siqueira, no novo Centro de Artesanato, no Marco Zero, área central da capital pernambucana.
 
Famoso pelas fotos em preto e branco retratando o Estado, o fotógrafo faleceu este ano e o reconhecimento virá in memorian. Quem recebe as homenagens é Betty Lacerda, filha do fotógrafo, que esteve na coletiva. "A família está muito feliz. Apesar de não ser foliã, quando jovem, papai foi co-fundador do Galo da Madrugada", afirmou. Betty disse que a fotografia do pai representa a cidade e a homenagem no Carnaval une os dois mestres, "o da imagem e o da música".
 
Emocionado, Naná Vasconcelos disse estar muito feliz com a escolha. Embora tenha cantado o Recife em muitas partes do mundo no período em que morou fora, o percussionista nunca deixou a capital pernambucana.
 
"Meu trabalho representa o Recife Nagô, que celebra as diferenças e exalta as similaridades. Nosso Carnaval é isso, alegre e miscigenado" - Naná Vasconcelos

O secretário de Turismo, Carlos Braga, enfatizou que as festas de 2012 atraíram aproximadamente 710 mil visitantes, com movimentação de meio bilhão de reais. "Apesar da importância do que o Carnaval representa para a economia e a cultura, a preocupação principal é com o povo, que é quem faz a festa", afirmou Geraldo Julio. Para o prefeito eleito, os homenageados representam o povo recifense.
 
O futuro gestor agradeceu ao atual, João da Costa, por "facilitar o processo de transição", permitindo que participasse de decisões da Prefeitura do Recife.
 
Fonte jc online

"Vém aí o 31º álbum de Elba Ramalho"


O lançamento do single Frevo Meio Envergonhado - xote de autoria da cantora e compositora carioca Monique Kessous, diferentemente do que sugere seu título - anuncia oficialmente o 31º álbum de Elba Ramalho (foto), Vambora Lá Dançar. Com título extraído de verso do tema de Kessous, Vambora Lá Dançar tinha sido planejado por Elba para chegar às lojas ainda neste ano de 2012, mas sua edição ficou para o início da 2013. O disco vai ser lançado pela Sala de Som Records através de parceria com Acauã Produtora, empresa da cantora.
 
Fonte: Notas musicais