Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sábado, 11 de dezembro de 2010

" Salve o Centenário de Noel Rosa o Poeta da Vila "


Chegamos ao dia da celebração do Centenário daquele que para muitos, é considerado o maior compositor desse país. Ao longo dos últimos meses, com a série de matérias denominada de " Conhecendo Noel "o blog fez uma viagem através da obra do compositor, no sentido de relembrá-la para alguns, e para torná-la conhecida para outros.

Noel Rosa nasceu na Vila Isabel, no Rio de Janeiro, em 11 de dezembro de 1910. Durante o parto, foi retirado a fórceps, o que causou uma fratura e afundamento do maxilar e uma pequena paralisia na face direita. Boêmio, vivia nos cabarés, mas sofria com a tuberculose. Em 1934, casou-se com Lindaura, por pressão da mãe da noiva. Esta, na época, tinha 13 anos, dez a menos que o poeta. Ela ficou grávida, mas perdeu o filho meses após o casamento. Em 1937, no dia 4 de maio, Noel Rosa morreu de tuberculose. Diversas personalidades da música e da rádio da época compareceram ao seu enterro. Em seus 26 anos de vida escreveu quase 300 canções, algumas delas clássicos da música brasileira regravadas até hoje. Em 2006, foi lançado o filme "Noel- O poeta da Vila", uma cinebiografia romanceada sobre o compositor, dirigida por Ricardo van Steen. Seu nome é sinônimo de samba.

Noel Rosa disse que, quando morresse, não queria choro nem vela. Queria uma fita amarela gravada com o nome dela. Não queria flores nem coroa com espinho. Só queria choro de flauta, violão e cavaquinho. No dia do centenário de seu nascimento, comemorado neste sábado, o Poeta da Vila, conseguiu o que pediu na música "Fita Amarela". Em todo o País, músicos e fãs, bambas ou não, lembram e cantam Noel e lembram as canções imortalizadas pelo sambista em seus 26 anos de vida e que revolucionaram o samba e praticamente reinventaram a música brasileira.

Neste dia tão importante para a música popular brasileira, o blog fecha esta série de matérias sôbre Noel Rosa, reproduzindo a homenagem feita por Rolondo Boldrin no programa Sr. Brasil, da TV Cultura, levado ao ar no último dia 30 de Setembro com fragmentos de algumas músicas de Noel. Confira.


" Auto de Natal fecha hoje comemorações dos 20 anos do Grupo Diocesano de Artes "


Para fechar o ano em que está comemorando 20 anos de existência, o Grupo Diocesano de Artes, programou para hoje, a encenação do seu tradicional Auto de Natal, este ano, denominado de "Auto da Estrela Nordestina. O espetáculo une passagens de textos de autorias de Gerson Lima (Jesus Sertanejo), Carlos Janduy(O Messias Nordestino) e de Julierme Galindo(Em busca do Messias). Várias convidados especiais estarão participando da encenação através de um vídeo clip montado especialmente para esta noite, a exemplo de: Audejan , Betinho Lima , Adeilto Oliveira, Dalto Monteiro , Gonzaga de Garanhuns , Julierme Galindo, Karla Cybele e Zezinho de Garanhuns . Auto da Estrela Nordestina será encenado no Centro Cultura de Garanhuns apartir das 18h.30 e promete emocionar todos os presentes ao Teatro. O blog indica.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

" Garanhuns Perde a arte de Jefferson Magoo "


Garanhuns e Pernambuco perderam ontem a noite o talento de Jefferson Luiz da Silva, o nosso Jefferson Magoo. O cara que mais registro possue sôbre o Festival de Inverno, foi vencido por um câncer de estomago, numa batalha lenta, dolorosa e desigual. Incansável na arte de registrar imagens, Magoo repassou através de oficinas realizadas em todo o estado, um pouco do seu talento e técnicas a inúmeros jovens. Aqui em Garanhuns, seu último trabalho foi realizado uma semana antes do Festival de Inverno, através de uma oficina ministrada no Colégio Diocesano, na qual muitos jovens participaram. Jefferson Magoo já era reconhecido também na europa e países da africa através de seus documentários, quase sempre premiados. Jefferson faleceu com apenas 41 anos de idade, e deixa para a história, um acervo de imagens inesgotável. O blog se solidariza com todos os parentes de Magoo, neste momento de muita tristeza para todos. Fica a nossa saudade, com o registro da última visita de Jefferson aos stúdios da Rádio FM Sete Colinas, durante o último mês de Julho, em entrevista concedida ao programa Nos Bastidores do Festival.

" Pré- estréia de Vicência acontece Hoje "

Com direção de Julierme Galindo, acontece nesta Sexta-Feira, dia 10 de Dezembro, às 20h, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante a pré-estreia de Vicência. O espetáculo teatral é baseado em texto do escritor natural de Garanhuns, Luís Jardim e adaptado por Julierme Galindo. O trabalho é mais um resultado da primeira Oficina de Iniciação Teatral Vem Ver Teatro.

O elenco é composto por:

Valéria Santos, Patrícia Oliveira, Ana Veras, Ana Barbalho, Jéssica Cavalcante, SayonaraTaveira, Raquel Silva, Célia Gonçalves, Edjane Calado, Erlane, Eliakim Urbano , William Joel, Anderson Marques, Diogo Honorato e Lucas Albuquerque.

Música: Julierme Galindo, Carlos Janduy,Irapoã ,Geison Silvério, Márcio Viana, Yalle Feitosa , e Éverton Kelly. O blog indica o espetáculo.


As fotos ilustrativas, são de ensaio da peça.

" Salve o dia do Palhaço "


Quem não adora ver as trapalhadas dos palhaços quando estamos no circo!

Rir e rolar de rir, não há nada mais gostoso do que dar boas gargalhadas. O dia de 10 de dezembro é o dia do palhaço. Uma homenagem a estes preciosos profissionais que nos trazem momentos que ficam na nossa lembrança. Os palhaços se vestem de forma extravagante: calças largas, sapatos enormes, chapéus divertidos, cabeleiras coloridas, camisa ou paletó esquisito, e não podemos nos esquecer do nariz vermelho. O Brasil tem queridos e inesquecíveis palhaços como: Piolin, Arrelia, Carequinha, Fuzarca, Pimentinha, Torresmo, Pururuca, Picolino, entre outros. Apesar de todas as dificuldades, são muitos que continuam com este legado. O blog parabeniza esses grandes profissionais do riso.

" No Escurinho do Cinema "


" Crônicas de Nárnia - A Viagem do Peregrino da Alvorada". Este é o lançamento de hoje no Cine Eldorado. Neste novo capítulo, os irmãos Pevensie, Edmundo e Lúcia, retornam à Nárnia acompanhados pelo primo Eustáquio Mísero e lá encontram o príncipe Caspian, agora Rei, que os convoca para a importante missão de encontrar os Sete Lordes Desaparecidos de Telmar. A bordo do imponente navio O Peregrino da Alvorada, os heróis de Nárnia se confrontarão com dragões, anões, tritões e um grupo de guerreiros perdidos. Com a ajuda de novos parceiros e de outros já conhecidos do público, como o rato falante Ripchip, o grupo enfrentará mares bravios, navegando até uma série de ilhas misteriosas, que ocultam segredos e tentações. Ao embarcarem no Peregrino da Alvorada, sua coragem e suas convicções serão postas à prova numa jornada de transformação com destino ao País de Aslan, nos recantos mais longínquos do mundo.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

" Conhecendo Noel "



Último Desejo

Noel Rosa
Composição: Noel Rosa

Nosso amor que eu não esqueço, e que teve o
seu começo
Numa festa de São João
Morre hoje sem foguete, sem retrato e sem bilhete,
sem luar, sem violão
Perto de você me calo, tudo penso e nada falo
Tenho medo de chorar
Nunca mais quero o seu beijo mas meu último desejo
você não pode negar
Se alguma pessoa amiga pedir que você
lhe diga
Se você me quer ou não, diga que você
me adora
Que você lamenta e chora a nossa separação
Às pessoas que eu detesto, diga sempre que eu não
presto
Que meu lar é o botequim, que eu arruinei sua vida
Que eu não mereço a comida que você pagou pra mim

" Fãs de John Lennon cantam no Central Park "

Milhares de fãs de John Lennon prestaram nesta quarta-feira mais uma homenagem ao ex-Beatle, no Central Park de Nova York, próximo do local onde morava e foi assassinado há 30 anos. Cantando "Imagine", uma das músicas mais emblemáticas de Lennon, pessoas de todas as idades, incluindo muitos turistas estrangeiros, se reuniram no ponto conhecido como "Strawberry Fields". Apesar do dia ensolarado, fazia muito frio no Central Park, que ainda conserva as cores do outono. Os vendedores ambulantes aproveitaram a ocasião para expor dezenas de lembranças de Lennon. Alguns fãs permaneceram no parque até o final da tarde, na esperança de ver alguma luz em uma das janelas do apartamento de Lennon, onde ainda mora sua viúva, a artista japonesa Yoko Ono, que nos anos precedentes acendeu uma vela para lembrar seu amado.
Ono, que ainda vive em Nova York, dirigiu as homenagens neste ano participando do décimo concerto anual "Dream Power John Lennon Super Live", organizado em Tóquio. "Strawberry Fields" é agora o local onde Mark David Chapman, um jovem de 25 anos, atirou contra Lennon há 30 anos. Durante seu julgamento, Chapman disse que queria atrair a atenção. Condenado à prisão perpétua, teve a liberdade condicional negada seis vezes, diante da oposição de Yoko Ono, que alegou temer por sua segurança e a do filho do casal, Sean Lennon, 35 anos.


quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

" Falando de Cinema "


Com os resultados desta semana, Tropa de Elite 2, de José Padilha, tornou-se o filme brasileiro mais visto da história. De acordo com o distribuidor Marco Aurélio Marcondes, com a soma do público de ontem à noite, o filme atingiu a marca de 10.736.995 espectadores. Bate-se, assim, um recorde que, durante muitos anos, foi considerado imbatível, o de "Dona Flor e Seus Dois Maridos", de Bruno Barreto, que vendeu, oficialmente, 10.735.525 ingressos. O filme, que estreou há nove semanas, mantém-se em cartaz, com mais de 300 cópias. É uma marca histórica, imbatível desde 1976, época em que o Brasil contava com muito mais salas de cinema (aproximadamente 50% a mais) e quando o mundo ainda não conhecia recursos como vídeo, DVD e pirataria de conteúdo.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

" Pernambuco se torna a capital mundial do cineclubismo durante esta semana "


Esta é uma semana especial para o cineclube nacional. Até o próximo sábado (11 de dezembro), Pernambuco sedia, no Viver Hotel Fazenda, em Moreno, na Região Metropolitana do Recife (RMR), dois eventos de destaque do setor: a 28ª Jornada Nacional de Cineclubes e a 3ª Conferência Mundial de Cineclubismo, que pela primeira vez é realizada fora do continente europeu. A Conferência tem abertura nesta terça (7), às 9h30, e une sua programação oficial à Jornada. A Jornada Nacional de Cineclubes reúne cerca de 250 pessoas, incluindo representante de 45 países, entre eles cineclubistas, cineastas e estudiosos para discutir projetos para ampliação de recursos para o cineclubismo no Brasil, além de possíveis parcerias com outros países.

Segundo Antonio Claudino de Jesus, presidente do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC) e vice-presidente da Federação Internacional de Cineclubes (FICC), “nesse período, Recife será momentaneamente a capital mundial do movimento cineclubista e, neste sentido, todas as milhares de pessoas que no mundo inteiro lutam e militam pela democratização do acesso à informação, aos meios de acesso e aos instrumentos do fazer cultural, estarão antenados e acompanhando os debates”.

A Jornada também promove, aberta ao público, a Mostra de Cinema Internacional, nos dias 7, 9 e 10, sempre às 19h, no Centro Cultural dos Correios (Av. Marquês de Olinda, no Bairro do Recife). Na terça (7), acontece a Mostra de Cinema Iraniano, com a presença do diretor Kamram Shirdel, considerado um dos pais da Escola do Novo Cinema Iraniano. Na quinta-feira (9) é a vez da Mostra de Cinema Ítalo-Brasileira. Presentes para discussão, estarão o realizador italiano Roberto Orazi, além de Luce Vigo, crítica de cinema italiana e estudiosa da obra de seu pai, Jean Vigo. Já na sexta (10), acontece a Mostra Cinesud, com curtas ibero-americanos.

Os eventos são uma realização do CNC em parceria com a FICC e a Federação Pernambucana de Cineclubes (Fepec). A Jornada é patrocinada pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), do Governo do Estado, por meio da Fundarpe, e pelo do Governo Federal, por meio do ministérios da Cultura, Educação e Relações Exteriores.

Fonte: Fundarpe

" Descoberto manuscrito de Leonardo da Vinci em biblioteca de Nantes "


Um manuscrito sobre o voo dos pássaros foi identificado pelo jornal francês "Presse Ocean" como obra nunca divulgada de Leonardo da Vinci na biblioteca de Nantes, e confirmada nesta terça-feira por um especialista do gênio italiano. O estudioso Carlo Pedretti explicou ao jornal que "se trata de notas sobre o ar e o vento, relacionadas ao estudo sobre o voo dos pássaros" e que foi escrito em torno de 1504, mesma época que da Vinci começou a pintar a Monalisa.

O texto faz parte do acervo da biblioteca Demy de Nantes desde o final do século XIX, mas só na semana passada que foi vinculado a Leonardo da Vinci. A descoberta ocorreu graças à pista fornecida por um jornalista do "Presse Ocean" que acabava de fazer uma viagem a Milão e leu uma biografia do artista do Renascimento. A diretora da biblioteca, Agnès Marcetteau, que trabalhava no local há mais de 20 anos declarou que até então nenhum estudioso tinha perguntado sobre o documento. O manuscrito foi descoberto dentro da coleção Labouchère, composta por pelo menos 3 mil peças.

" Vargas Llosa descarta aposentadoria após Prêmio Nobel "


Mario Vargas Llosa declarou nesta segunda-feira (6) em Estocolmo que continuará escrevendo mesmo depois do recebimento do Prêmio Nobel de Literatura na próxima sexta-feira, e garantiu que se ocupará com projetos até o final de sua vida.

O escritor peruano de 74 anos conversou com a imprensa durante uma coletiva na Academia Sueca, onde pronunciará na terça-feira seu discurso de agradecimento pelo Nobel."Não vou me transformar em uma estátua", disse Vargas Llosa aos jornalistas, aproveitando para falar também sobre o atual cenário político e social.

Ao opinar sobre os últimos acontecimentos internacionais, o autor de "Pantaleão e as visitadoras" disse que os segredos revelados pelo site WikiLeaks lhe despertam uma opinião contraditória, já que, por um lado, lhe parece "formidável" a transparência, mas, por outro, ele respeita a confidencialidade de um Estado. "O caso demonstra que os Estados democráticos são mais vulneráveis a essa exposição", declarou o escritor.

Fonte: Portal Terra

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

" Conhecendo as nossas Coisas "


Chegamos as palavras começadas com a letra "E" que fazem parte do Dicionário Matutês. Confira:

Embarrigar – Engravidar, ficar grávida
Embromar – Atuar em ritmo lento; enganar; agir lentamente
Emburacar - Entrar sem pedir licença
Empatar - Atrapalhar; impedir
Empazinado - Estado daquele que comeu além da conta
Empeleitada – Empreitada, trabalho com pagamento previamente ajustado
Emprenhar – Engravidar
Encangados – Unidos, inseparáveis
Encasquetar - Ficar com idéia fixa em alguma coisa
Encriquilhado – Enrrugado
Encruar - Emperrar; empancar
Engabelar – Iludir; enganar
Engembrado - Dolorido, esfolado (Depois da corrida, fiquei om o corpo todo engembrado)
Engrisilha – Situação confusa; coisa enrolada
Enrabar - Massacrar durante uma competição; transar
Entonce – Então
Entupido – Pessoa com prisão de ventre
Esbaforido – Cansado, estressado, exausto
Escurrupichado - Muito comprido, esticado
Esparro – Arrogância
Espinhela caída - Doença na coluna vertebral
Espoletado – Brabo; inconseqüente
Esporrento - Espalhafatoso
Espragatar – Esmagar (Ele caiu e ficou espragatado no chão)
Esprivitado - Agitado, atrevido
Estambocar - Quebrar partes do reboco da parede
Estoporar - Explodir; passar da conta; gastar em excesso (Ele estoporou todo o dinheiro apurado)
Estribado – Endinheirado, rico
Estrimilique - Tremedeira
Estropiado - Arranhado, ferido
Estrupício - Aquilo ou a pessoa que dá trabalho, que sobrecarrega a vida de alguém ("Aquele menino é o estrupício da minha vida!")
Esturricar – Secar ao sol em

" Disco põe Noel nas vozes de Zélia, Moska, Joyce, Ivan, Taviani e Vercillo "


A tempo de festejar os 100 anos que Noel Rosa (1910 - 1937) iria completar no próximo sábado, 11 de dezembro de 2010, o selo Discobertas anuncia o lançamento de Noel Rosa - Universidade da Vila, disco que apresenta gravações inéditas de 12 clássicos do repertório do Poeta da Vila nas vozes de Isabella Taviani, Ivan Lins, Jorge Vercillo, Joyce Moreno, Paulinho Moska e Zélia Duncan. Gravado entre agosto e setembro no estúdio carioca Corredor 5, sob a batuta do produtor Clemente Magalhães e a direção artística de Marcelo Fróes, o CD expõe no encarte as letras das músicas e um texto de Luiz Ricardo Leitão, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e autor do livro Poeta da Vila, Cronista do Brasil (2009).


Eis a relação de músicas e intérpretes do oportuno tributo Noel Rosa - Universidade da Vila:


1. Palpite Infeliz (Noel Rosa) - Isabella Taviani
2. Conversa de Botequim (Noel Rosa e Vadico) - Zélia Duncan
3. Rapaz Folgado (Noel Rosa) - Joyce Moreno
4. Não Tem Tradução (Noel Rosa) - Jorge Vercillo
5. Último Desejo (Noel Rosa) - Isabella Taviani
6. Feitio de Oração (Noel Rosa e Vadico) - Jorge Vercillo
7. Com Que Roupa? (Noel Rosa) - Ivan Lins
8. Três Apitos (Noel Rosa) - Zélia Duncan
9. As Pastorinhas (Noel Rosa e Braguinha) - Moska
10. Feitiço da Vila (Noel Rosa e Vadico) - Joyce Moreno
11. Pierrô Apaixonado (Noel Rosa e Heitor dos Prazeres) - Moska
12. Onde Está a Honestidade? (Noel Rosa) - Ivan Lins


Fonte: Notas Musicais

domingo, 5 de dezembro de 2010

" Conhecendo Noel "

Estamos nos aproximando das comemorações do centenário de nascimento do compositor Noel Rosa. A data será lembrada neste dia 11 de Dezembro. Em todo país, serão vários os eventos para celebrar esta importante data, pois trata-se do primeiro centenário daquele que para muitos artistas brasileiros, foi o maior compositor da nossa música. Mas as comemorações para esta importante data já vém acontecendo desde o início do ano, inclusive com a escola de samba Acadêmicos de Vila Izabel desfilando no carnaval do Rio de janeiro, com um enredo sôbre o Compositor com faleceu quando tinha apenas 26 anos de idade. Vários artistas da MPB também se reuniram ao longo do ano para homenagear Noel. Veja um pequeno exemplo nas imagens a seguir.

" Inscrição para concurso de fotografia termina Quarta-Feira "


Termina nesta quarta-feira (8) o prazo de inscrição na quarta edição do Concurso de Fotografia Pernambuco Nação Cultural, promovido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). No entanto, nesse dia, somente serão aceitas propostas enviadas pelos Correios, uma vez que, devido ao feriado no Recife de Nossa Senhora da Conceição, não haverá expediente na sede da Fundação. A entrega presencial de trabalhos, portanto, acontecerá até o dia 7, no horário das 8h às 17h.

Podem participar do concurso tanto pessoa física quanto jurídica, domiciliada em Pernambuco há, pelo menos, um ano. Cada fotógrafo ou empresa poderá ter, no máximo, duas fotografias premiadas. As regras de participação podem ser conferidas no edital disponível no site da Fundarpe.

As inscrições deverão ser entregues no Protocolo Geral da sede da Fundarpe (Rua da Aurora, 463 – Boa Vista – Recife - PE). O documento deve ser direcionado à Coordenadoria de Fotografia. As inscrições via correio deverão ser postadas até o dia 8 de dezembro, como encomenda normal ou Sedex, destinada ao endereço da Fundarpe indicado no edital.

O CONCURSO – O tema deste ano do Concurso de Fotografia Pernambuco Nação Cultural é O retrato fotográfico, cujo objetivo é mostrar o “ser” pernambucano, famoso ou anônimo, e sua representação como integrante de um povo. As 12 melhores imagens, selecionadas por uma comissão julgadora, receberão, cada uma, um prêmio no valor de R$ 3,5 mil. Além da premiação em dinheiro, as fotos farão parte do acervo da Fundarpe, que poderá publicá-las em calendários e agendas da instituição e exibi-las em mostras.

Fonte: Fundarpe

" Falando de Cinema "


A edição 2011 do Sundance Film Festival terá um representante brasileiro de peso. O megasucesso Tropa de Elite 2, que está prestes a se tornar o filme nacional mais visto em todos os tempos, será exibido fora de competição, na mostra Spotlight. Será o primeiro passo da carreira internacional do filme dirigido por José Padilha.

Os organizadores do Sundance Film Festival divulgaram uma nova relação de filmes que estarão em exibição, referentes às mostras Premiere, Documentary Premiere, Next, Spotlight e New Frontier. Entre os destaques estão o filme de terror dirigido por Kevin Smith, Red State, e The Greatest Movie Ever Sold, o novo trabalho do diretor Morgan Spurlock (Super Size Me – A Dieta do Palhaço).

Vale lembrar que esta não será a primeira vez que um filme dirigido por Padilha será exibido no Sundance Film Festival. Ainda neste ano o festival exibiu o documentário Secrets of the Tribe, ainda inédito nos cinemas brasileiros. Na categoria de documentários, a produção que conta a tragetória do piloto brasileiro Ayrto Senna também foi selecionado. O evento vai acontecer de 20 a 30 de janeiro em Park City, no estado americano de Utah.

"Paul McCartney agradece fãs brasileiros com vídeo em site oficial "

Paul McCartney colocou no seu site oficial um vídeo de agradecimento aos 300 mil fãs brasileiros e argentinos que foram aos seus shows em Porto Alegre, São Paulo e Buenos Aires. "Os shows foram realmente especiais, e reunimos alguns pontos altos no vídeo para agradecer a todos os fãs que apoiaram Paul e sua equipe", escreveu no site. Veja aqui no blog,este vídeo especial.