Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

" Pernambuco se torna a capital mundial do cineclubismo durante esta semana "


Esta é uma semana especial para o cineclube nacional. Até o próximo sábado (11 de dezembro), Pernambuco sedia, no Viver Hotel Fazenda, em Moreno, na Região Metropolitana do Recife (RMR), dois eventos de destaque do setor: a 28ª Jornada Nacional de Cineclubes e a 3ª Conferência Mundial de Cineclubismo, que pela primeira vez é realizada fora do continente europeu. A Conferência tem abertura nesta terça (7), às 9h30, e une sua programação oficial à Jornada. A Jornada Nacional de Cineclubes reúne cerca de 250 pessoas, incluindo representante de 45 países, entre eles cineclubistas, cineastas e estudiosos para discutir projetos para ampliação de recursos para o cineclubismo no Brasil, além de possíveis parcerias com outros países.

Segundo Antonio Claudino de Jesus, presidente do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC) e vice-presidente da Federação Internacional de Cineclubes (FICC), “nesse período, Recife será momentaneamente a capital mundial do movimento cineclubista e, neste sentido, todas as milhares de pessoas que no mundo inteiro lutam e militam pela democratização do acesso à informação, aos meios de acesso e aos instrumentos do fazer cultural, estarão antenados e acompanhando os debates”.

A Jornada também promove, aberta ao público, a Mostra de Cinema Internacional, nos dias 7, 9 e 10, sempre às 19h, no Centro Cultural dos Correios (Av. Marquês de Olinda, no Bairro do Recife). Na terça (7), acontece a Mostra de Cinema Iraniano, com a presença do diretor Kamram Shirdel, considerado um dos pais da Escola do Novo Cinema Iraniano. Na quinta-feira (9) é a vez da Mostra de Cinema Ítalo-Brasileira. Presentes para discussão, estarão o realizador italiano Roberto Orazi, além de Luce Vigo, crítica de cinema italiana e estudiosa da obra de seu pai, Jean Vigo. Já na sexta (10), acontece a Mostra Cinesud, com curtas ibero-americanos.

Os eventos são uma realização do CNC em parceria com a FICC e a Federação Pernambucana de Cineclubes (Fepec). A Jornada é patrocinada pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), do Governo do Estado, por meio da Fundarpe, e pelo do Governo Federal, por meio do ministérios da Cultura, Educação e Relações Exteriores.

Fonte: Fundarpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário