Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sábado, 25 de setembro de 2010

" Fragmentos do penúltimo dia do FESTAG "

O 2º Festival de Artes Cênicas de Garanhuns, viveu ontem um de seus melhores dias. Atividades de Rua e de Palco além de convivência, marcaram o penúltimo dia do evento. Confira através das lentes do Artista fotográfico Hilton Marques o registro das atividades do espetáculo de rua " Brincantes na idade média " do grupo Cena de Lagedo e " Lua Cambará ", dança contemporânea, com o grupo Sopro de Zéfiro Produções de Jaboatão dos Guararapes.

Fotos: Hilton Marques.

" Lançamento de Livro é destaque de hoje no FESTAG "

" Prazer em Conhecer ". Este é nome do livro que o jornalista e escritor Fernandino Neto estará lançado hoje no Sesc. A obra conta a história de seis décadas da atriz Caruaruense Prazeres Barbosa. O lançamento, com tarde de autógrafo, será à 16h. no salão de eventos do Sesc, e faz parte da programação do 2º Festival de Artes Cênicas de Garanhuns. Vale apena conferir, O blog indica.



" 2º Festival de Artes Cênicas de Garanhuns chega ao final "


Hoje é o última dia do 2º Festival de Artes Cênicas de Garanhuns. O evento teve início na última Terça-feira, com uma intensa programação com a encenação de peças no Teatro Luiz Souto Dourado e no espaço Colunata no centro na cidade. Foram realizadas também convivências, oficinas e lançamentos de livros. Um exelente público tem prestigiado todas as atividades, deixando os organizadores satisfeitos e otimistas com relação as futuras edições do Festival. Para este último dia, muitas atividades estão programadas, confira:

16h

Lançamento de Livro e tarde de autógrafos

Obra - “Prazer em Conhecer”

Autor - Fernando Neto Caruaru/PE
O livro é uma homenagem biográfica da atriz Prazeres Barbosa aos seus anos de dedicação ao Teatro.

Exibição de Documentário

Duração: 15 min.
Direção: Walter Sales
Local – Salão de Eventos do SESC Garanhuns
Apresentação - Líllian Ferreira

20h

Angu de Sangue Drama Contemporâneo

Coletivo Angu de Sangue Recife / PE
60 min. 16 anos.
Local Teatro Luiz Souto Dourado Centro Cultural

22h

Festa de Encerramento com a Banda Valvulados e DJ Sérgio Aragão

Bar VIP
Entrada Limitada Classificação 18 anos
Local Mood Pub – Rua Rua Afonso Pena, 28/26

O festival teve a realização do Sesc Garanhuns e da Saga ( Sociedade dos Artistas de Garanhuns), com apoio da Prefeitura de Garanhuns, Fundarpe, Ministério da Cultura, Academia de Projetos, FACETEG, UPE, UAG, ARTEPE, SATED, FETEAPE, APACEPE e Associação Jesus Alegria dos Homens.

" Caetano grava no Rio o DVD do show 'Zii e Zie'

Caetano Veloso vai fazer no Rio de Janeiro (RJ) o registro ao vivo do show Zii e Zie para edição em CD e DVD. A gravação está agendada para 8 de outubro de 2010 em apresentação única do show na casa Vivo Rio. No roteiro solar de Zii e Zie, Caetano canta tema de Kassin (Água), recorda sua Irene, reaviva A Voz do Morto e cruza a sonoridade indie da BandaCê com o universo latino ao entoar o tango Volver (Carlos Gardel e Alfredo le Pera).

" Cine Eldorado com mais duas estreias esta semana "

Os filmes " Amor a distância e " Como cães e gatos-2, são as estreias deste final de semana no Cine Eldorado.
" Amor a distancia " conta a história de dois jovens ,Erin (Drew Barrymore) e Garrett (Justin Long) que viveram um romance de seis semanas em Nova York com a premissa de que não queriam compromisso algum. Mas quando chegou a hora dela voltar para São Francisco, veio a vontade de continuar se vendo. E por mais que os amigos dele, e a irmã dela, não dessem a menor força para o relacionamento continuar, a coisa foi rolando. O difícil vai ser conseguir manter acesa a chama da paixão diante de tantas mensagens de texto, recados sensuais e telefonemas até altas madrugadas. Será que eles conseguem?


Já " Cães e Gatos-2 " Na eterna briga entre cães e gatos, uma felina enlouquecida pode ter levado isso longe demais. Kitty Galore (Bette Midler), uma ex-colaboradora da organização de espiões felinos MEOWS, bolou um plano maligno para derrotar seus inimigos caninos e derrubar seus ex-companheiros de espionagem. Diante desta ameaça, cães e gatos são obrigados a unir forças pela primeira vez, na tentativa de salvar suas vidas e as de seus humanos.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

" Fragmentos do 2º Festival de Artes Cênicas de Garanhuns "

Pelas lentes do Artista fotográfico Hilton Marque, veja fragmentos do que foi a quinta-feira do 2º Festival de Artes Cênicas de Garanhuns. Na sequencia, fotos da Plataforma Intinerante e dos espetáculos " Ato (de Rua ) e Um Torto (Dramaturgia ) com o Grupo Magiluth do Recife.



.
Fotos de Hilton Marques, grande incentivador da cultura, e colaborador do blog.

" Teatro de Rua e espetáculo de Dança, são destaques de hoje do FESTAG "




SEXTA - 24/09

15h

Brincantes na Idade Média Teatro de rua

Grupo Cena Lajedo /PE
60 min. Livre
Local Espaço Colunata Av. Santo Antônio, Centro.

20h

Lua Cambará Dança Contemporânea

Direção geral Cecília Brenand
Produção: Brasil x Holanda
Texto Ronaldo Correia de Brito
Música Antônio Madureira
Sopro de Zéfiro Produções Jaboatão dos Guararapes/PE
50 min. Livre
Local Teatro Luiz Souto Dourado Centro Cultural

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

" N O V A E N Q U E T E "


Bom, agora que já foi decidido que o Filme " Lula o Filho do Brasil " será o nosso respresentante na próxima edição do Oscar, a ser realizado no ano que vém, o blog quer saber se esta escolha foi a mais correta. Prá isso, o blog está disponibilizando uma enquete prá você se manisfestar sôbre o assunto. Participe agora. Localize a enquete no lado superior esquerdo do blog. Estamos aguardando o seu voto.

" Lula, o Filho do Brasil' é candidato brasileiro ao Oscar 2011 "


O filme Lula, o Filho do Brasil, de Fábio Barreto, foi anunciado na tarde desta quinta-feira como o candidato brasileiro para concorrer a uma vaga ao Oscar 2011, na categoria melhor filme estrangeiro. O anúncio foi feito na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, pelo presidente da Academia Brasileira de Cinema, Roberto Faria, em nome do Comitê de Seleção Oficial nomeado pelo Ministério da Cultura.

Além de Faria, o comitê é formado por Cássio Henrique Starling Carlos, Clélia Bessa, Elisa Tolomelli, Frederico Hermann Barbosa Maia, Jean Claude Bernardet, Leon Kakoff, Márcia Lellis de Souza Amaral e Mariza Leão Salles de Rezende. O filme conta a trajetória do presidente Luis Inácio Lula da Silva, desde a infância pobre em Pernambuco, até pouco antes da fundação do PT. Os cinco filmes concorrentes ao Oscar de melhor filme estrangeiro serão anunciados em 25 de janeiro de 2011. A cerimônia acontece em 27 de fevereiro.


Fonte: Portal Terra.

" Gravação de 'Palco', de Gil, gera clipe de Djavan "


Djavan está lançando esta semana o primeiro clipe gerado pelo repertório de regravações de seu primeiro disco como intérprete, Ária, recentemente distribuído nas lojas pela gravadora Biscoito Fino. A faixa eleita para virar vídeo foi Palco. No clipe, dirigido pela produtora 6D, Djavan canta a música de Gilberto Gil - lançada por Gil em 1981 - na companhia dos músicos que participaram da gravação do álbum. O clipe já está em rotação no YouTube e no site oficial de Djavan .

" 2º Festival de Teatro apresenta hoje espetáculo de Rua "




QUINTA - 23/ 09

15h

ATO Teatro de rua

Grupo Magiluth Recife /PE
60 min. Livre
Local Espaço Colunata Av. Santo Antônio, Centro

20h

Um Torto Dramaturgia

Grupo Magiluth Recife /PE
40 min. 16 anos
Local Salão de Eventos Jaime Pincho SESC.

" Chegamos aos 10 mil Acessos "


Antigimos nesta quarta-feira, a marca dos 10 mil acessos. Ficamos honrados e agradecidos a todos que por aqui passaram em busca das informações contidas neste simples blog. Amanhã completaremos 4 meses no ar, e essa marca é um grande presente para nós que fazemos este trabalho de divulgação e valorização da cultura. Agradecemos a todos por esta marca alcançada em tão pouco tempo, por um blog que se alimenta e trata somente de cultura. Este feito nos incetiva ainda mais, para que este trabalho tenha continuidade. Consideramos também que o feito, demosntra o quanto a população se preocupa e procura informações ligadas e direcionadas a CULTURA. Obrigado Gente.

" Elis Regina vence 1ª Enquete "


A cantora Gaúcha Elis Regina, falecida em 1982, foi a escolhida pela maioria dos leitores do blog, como a artista que mais se sente saudade. Seu nome foi escolhido por ampla maioria por parte de quem acessou a Enquete do blog. Também foram bem votados: Raul Seixa e Renato Russo. Esta foi apenas a 1ª parte de uma série de enquetes que o blog promoverá com esse objetivo. Aguardem a nova Enquete trazendo outros nomes de cantores famosos nacionais que já se foram. O blog agradece a todos que participaram com seu voto.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

" Fliporto muda de Cidade "


A pouco menos de dois meses para a abertura da 6ª Fliporto, a programação de mesas já está definida. Embora a coletiva realizada ontem fosse para falar da Feira do Livro de Pernambuco que vai ocorrer durante o evento, meio sem querer mas também não oferecendo muita resistência para descortinar o segredo, muito do que vai acontecer de 12 a 15 de novembro foi revelado pelos organizadores do evento.

Este ano, a programação literária conta com 20 mesas, que vão ocorrer na chamada Tenda Principal, a ser montada na Praça do Carmo em Olinda (a única parte não-gratuita do evento). Para essas discussões, foram convocados cerca de 35 autores, envolvendo nomes locais, nacionais e internacionais. "Muitas mesas serão dedicadas ao tema 'Literatura e presença judaica no mundo ibero-americano', mas a programação é bem variada", disse Mário Hélio, coordenador da programação literária.

Outra mesa que deve atrair a presença do público é uma dedicada às histórias em quadrinhos, reunindo o ilustrador pernambucano João Lin e a dupla de autores da graphic novel Cachalote: Rafael Coutinho e o escritor Daniel Galera. Ainda em nível nacional, haverá o encontro entre os mais novos vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura - Raimundo Carrero e Edney Silvestre.

Além deles, também foram confirmados nomes como o jornalista Guilherme Fiúza (autor de Meu nome não é Johnny e Bussunda - a vida do Casseta), o multiculturalista François Jullien, o crítico de cultura digital Mark Dery e o escritor português João Tordo (vencedor do Prêmio José Saramago). Eles se juntam a Alberto Manguel, Camille Paglia, Ricardo Piglia, Moacyr Scliar, Arnaldo Niskier e os biógrafos de Clarice Lispector - Benjamin Moser e Nádia Battella Gotlib; anunciados em abril. Na programação geral ainda aparecem o cantor Alceu Valença e o desenhista Daniel Azulay.

Feira - Na expectativa de se consolidar como o maior evento literário do país e atrair de 25 mil a 30 mil pessoas; a Fliporto traz como novidade este ano mais uma ramificação: a Feira do Livro de Pernambuco.

O evento este ano fará uma homenagem a escritora Clarice Lispctor.



Fonte: Diário de Pernambuco.

" 2º Festival de Teatro de Garanhuns prossegue hoje. "


Confira a programação do 2º dia do 2º Festival de Teatro de Garanhuns.


QUARTA, 22/09

10h e 15h

Guerreiros da Bagunça Teatro para Infância e Juventude

Pedro Portugal Produções Recife/ PE
70 min. Livre
Local Teatro Luis Souto Dourado Centro Cultural

20h

Entre Amores, Flores e Frustrações Drama Cômico

Cia. Teatral Nós de Gato - SESC Garanhuns Garanhuns/PE
45 min. 16 anos
Local Teatro Luiz Souto Dourado Centro Cultural


Ingressos custam cinco e dez Reais, respectivamente. Compareçam, o blog indica.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

" O Tal Casal' promove quinto álbum de Vanessa "


Já em rotação na Rádio FM Sete Colinas, O Tal Casal é o primeiro single do quinto álbum de Vanessa da Mata - o quarto de estúdio. Intitulado Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias, o CD marca a abertura do selo da artista, Jabuticaba, vinculado à Sony Music, a gravadora que lançou Mata no mercado fonográfico em 2002. Pilotado por Kassin, o disco tem o nome de Gilberto Gil na ficha técnica. Bolo de Fubá é uma provável música do repertório autoral. Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias chega à cena na primeira quinzena de outubro.

" Falando de Cinema "


A primeira parte de “A Saga Crepúsculo: Amanhecer“ será lançada no Brasil antes dos EUA. Pelo menos foi isso que revelou o Twitter da Paris Filmes, distribuidora do longa no país. A idéia é lançar o filme na cabalística data 11/11/11 (11 de novembro de 2011). Isso seria 7 dias antes da estréia mundial, que será em 18/11:

Todo o elenco original está confirmado para voltar aos seus determinados personagens. Ainda não há confirmação por parte da Summit de que as filmagens serão trazidas para o Brasil, mas o presidente da Rio Filmes Sérgio Sá Leitão, comentou via Twitter que, caso o longa venha para o país, as filmagens devem acontecer em Angra.

As duas partes de “Amanhecer“ serão filmadas em sequência. Bill Condon (“Dreamgirls“) vai dirigir os longas e Melissa Rosenberg (“Crepúsculo“, “Lua Nova” e “Eclipse“) escreve o roteiro. A segunda parte chega aos cinemas em 16 de novembro de 2012.