Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

"E POR FALAR EM SAUDADE 04" HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DE VINÍCIUS DE MORAES

A felicidade

Vinicius de Moraes , Antonio Carlos Jobim

Tristeza não tem fim
Felicidade sim

A felicidade é como a gota
De orvalho numa pétala de flor
Brilha tranqüila
Depois de leve oscila
E cai como uma lágrima de amor

A felicidade do pobre parece
A grande ilusão do carnaval
A gente trabalha o ano inteiro
Por um momento de sonho
Pra fazer a fantasia
De rei ou de pirata ou jardineira
Pra tudo se acabar na quarta-feira

Tristeza não tem fim
Felicidade sim

A felicidade é como a pluma
Que o vento vai levando pelo ar
Voa tão leve
Mas tem a vida breve
Precisa que haja vento sem parar

A minha felicidade está sonhando
Nos olhos da minha namorada
É como esta noite, passando, passando
Em busca da madrugada
Falem baixo, por favor
Pra que ela acorde alegre com o dia
Oferecendo beijos de amo

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Alceu Valença é atropelado por bicicleta no Rio de Janeiro

 

 
O cantor pernambucano Alceu Valença foi atropelado, essa semana, por uma bicicleta, enquanto caminhava na orla da praia do Leblon, no Rio de Janeiro, onde atualmente mora. O compositor sofreu uma fratura na mão esquerda e terá que dar uma pausa nos seus shows durante um mês. 

Veja o depoimento do cantor sobre o acidente:

Adoro andar de bicicleta. Mas neste dia deixei minha eguinha na garagem e resolvi caminhar da minha casa, no Leblon, até o Arpoador e voltar. Enquanto retornava pelo calçadão, ia cantarolando as belezas do Rio: “Eu te procuro no Leblon, Copacabana / vejo velas de umbanda / um buquê jogado ao mar”. 

Ao passar em frente ao Posto 9, cantei: “Andar andar / nas ruas do Rio de Janeiro / dezembro abril / a todo mundo eu dou psiu / perguntando por meu bem /ainda resta um assobio / um desejo, nada além”. 

Ao me aproximar do Jardim de Alah, lembrei de uma canção que compus há muitos anos, logo que cheguei na Cidade Maravilhosa: “Era verão na cidade de São Sebastião / do meu Rio de Janeiro / fevereiro se rendia / se entregando por inteiro / seu azul seu mormaço a março que é mês do desejo..”.

Parei numa barraca de coco e fiquei contemplando o pôr-do-sol dourado e divino que desmaiava junto ao Morro Dois Irmãos. O sol caiu lentamente enquanto a lua surgia no céu. Em silêncio, quando somente as imagens sem música povoavam a minha mente, caminhei até o final do Leblon. Passei por manifestantes acampados que protestavam contra Cabral. 

Sigo em frente e olho para os lados antes de atravessar a pista. No lado esquerdo, carros retidos diante do sinal fechado. Olho para o outro lado, não vejo ninguém. Coloco o pé na ciclovia e, num susto, vejo aproximar-se de mim o vulto de um ciclista todo vestido de preto, numa velocidade inacreditável. Joguei o corpo para trás, mas senti que o guidon se chocara contra minha mão esquerda. Urrei de dor.

Ainda tive tempo de escutar alguém que passava gritar para o desastrado ciclista: “Filho-da-Puta!”, enquanto o sujeito desaparecia a toda velocidade pela infinita ciclovia. Não havia mais som ou imagem. Fui direto para uma clínica e obtive o diagnóstico: fratura na mão esquerda, quatro semanas sem tocar violão. Tive de adiar meu show acústico no Teatro Oi Casagrande, que estava marcado para o fim do mês (e passou para o dia 17 de setembro).

No dia seguinte, desafiando a mim mesmo, saio para caminhar com um braço imobilizado e pendurado na tipoia. Muitos param para me perguntar o que acontecera com minha mão e relato pacientemente o ocorrido. Um gari da prefeitura se aproxima, cantando “Anunciação”. Quando explico o acidente, o gari resume, com sabedoria: “ciclovia não é pista de corrida”. Andar, andar nas ruas do Rio. Desviando dos buracos nas calçadas de pedrinhas portuguesas e de ciclistas inconsequentes. O direito de um termina quando começa o do outro.

Alceu Valença
 
Fonte jc online

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Falando de cinema. Assista o Trailer oficial de "O tempo e o vento"



O filme O Tempo e o Vento ganhou um trailer oficial. A produção, que traz cena de Cleo Pires nua na pele de Ana Terra, estreia dia 20 de setembro. Além dela, estão no elenco Fernanda Montenegro, Thiago Lacerda, Marjorie Estiano, Paulo Goulart e José de Abreu.Baseada na obra de Erico Veríssimo, com direção de Jayme Monjardim, a história fala de duas famílias opostas, a Terra Cambará e a Amaral, que viveram em confronto durante 150 anos.
 
Diante desse combate, o longa acompanha a formação do Rio Grande do Sul, a povoação do território brasileiro e a demarcação de suas fronteiras.Na adaptação cinematográfica, o olhar de Bibiana Terra Cambará, vivida por Fernanda Montenegro, é o fio condutor da narrativa. Em meio ao cerco do casarão de sua família pelos Amarais, ela se vale de sua memória para lembrar e contar sua história e as de seus antepassados. 

Caixa 'Arca do poeta' abarca discos de Vinicius na Elenco, Philips e Ariola

 
 
Doze anos após embalar 27 CDs com a obra de Vinicius de Moraes (1913 -1980) na caixa Como dizia o poeta (2001), a gravadora Universal Music põe nas lojas outra caixa com a discografia do compositor carioca, engrossando as comemorações do centenário de nascimento do artista, a ser festejado em outubro. Lançada neste mês de agosto de 2013, com 20 CDs, a caixa A benção, Vinicius - A arca do poeta abarca 18 títulos da discografia oficial do poeta e duas coletâneas.
 
A seleção abrange os discos gravados por Vinicius nas gravadoras Elenco, Philips e Ariola, incluindo duas trilhas sonoras editadas pela Odeon, mas excluindo os álbuns feitos por Vinicius com Toquinho na extinta RGE. Um deles, De Vinicius e Baden especialmente para Cyro Monteiro (Elenco, 1965), não tinha saído na caixa de 2001. Em contrapartida, títulos como Vinicius: Poesia e canção I e II (Forma/Philips, 1966), Os afro-sambas (Forma/Philips, 1966) e Antologia poética (Philips, 1977) são reeditados sem suas capas originais por questões jurídicas. Eis a relação dos 20 discos encaixotados em A benção, Vinicius - A arca do poeta:

1. Músicas de Orfeu da Conceição (Odeon, 1956)
2. Vinicius & Odette Lara (Elenco, 1963)
3. Vinicius / Caymmi ao vivo no Zum Zum (Elenco,1965)
4. De Vinicius e Baden especialmente para Ciro Monteiro (Elenco, 1965)
5. Os afro-sambas (Forma / Philips, 1966)
6. Vinicius: Poesia e canção ao vivo vol. I (Forma / Philips, 1966)
7. Vinicius:- Poesia e canção ao vivo vol. II (Forma / Philips, 1966)
8. Garota de Ipanema - Trilha sonora do filme (Philips, 1967)
9. Jesus Cristo superstar (Philips, 1972)
10. Vinicius canta Nossa filha Gabriela (Philips, 1972)
11. Vinicius & Toquinho (Philips, 1974)
12  Vinicius & Toquinho (Philips, 1975)
13. Deus lhe pague - Músicas de Edu Lobo e Vinicius de Moraes (Odeon, 1976)
14. Antologia poética (Philips, 1977)
15. 10 anos de Toquinho & Vinicius (Philips, 1979)
16. Um pouco de ilusão (Ariola, 1980)
17. A arca de Noé (Ariola, 1980)
18. A arca de Noé 2  (Ariola, 1981)
19. Coletânea - vários artistas cantam Vinicius de Moraes
20. Coletânea - vários artistas cantam Vinicius de Moraes

Fonte: Notas musicais

Mostra Sonora Brasil traz para Pernambuco grupos de tambores e batuques

Grupo gaúcho Alabê Ôni

Pela primeira vez em Pernambuco, a Mostra Sonora Brasil, que integra o projeto Sonora Brasil, para formação de ouvintes musicais, recebe quatro grupos que representam o tema Tambores e Batuques. As cidades do Recife e de Petrolina, no Sertão, terão apresentações no Teatro Hermilo Borba Filho e no Terraço da Galeria de Arte Ana das Carrancas, respectivamente.

As apresentações são gratuitas e abertas ao público.Na capital pernambucana, os grupos Raízes do Bolão, do Amapá (marabaixo); Samba de Cacete da Vacaria, do Pará (samba de cacete); Samba de Tocos, da Bahia (samba de roda); e Alabê Ôni, do Rio Grande do Sul (tambor de sopapo), se apresentam de sábado (17) a terça-feira (20), às 19h.

Em Petrolina, os shows acontecem desta quinta (15) ao domingo (18), às 21h. A programação do Recife também conta com uma exposição de fotos, sessões de cinema e conversas com os artistas e convidados.

Para Sônia Guimarães, coordenadora do projeto em Pernambuco, a mostra intensifica e amplia o contato entre a temática proposta, os grupos e o público.

Fonte: jc online