Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sexta-feira, 20 de maio de 2011

" Garanhuns de luto...Morre Dr. Ivaldo Dourado "



Faleceu no início da tarde de hoje em Recife, o médico Ivaldo Dourado. Dr. Ivaldo como era carinhosamente conhecido na cidade, estava enfrentado problemas de saúde. A causa do seu falecimento no entanto ainda não foi revelada. Dr. Ivaldo faleceu em Recife onde estava se submetendo a tratamento aos 87 anos. O corpo será velado da quadra do Colégio Monsenhor Adelmar da Mota Valença. A notícia pegou de surpresa colegas de profissão além da população de Garanhuns, que tinha no médico, um grande exemplo de profissional e uma das últimas reservas morais desta cidade. Fica a saudade de sua voz mansa e rouca e do seu visual composto pelo inseparável boné. O blog lamenta a perda irreparável.

" São João é na Macuca "


" Amelinha regrava Jeneci e Vinicius ao voltar ao disco pela Joia Moderna "



Afastada do mercado fonográfico desde 2002, ano em que lançou CD dividido com Belchior e Ednardo (Pessoal do Ceará, Warner Music), Amelinha prepara sua volta ao disco. Presença assídua nas paradas entre fins dos anos 70 e início dos 80, a cantora cearense aceitou o convite do DJ Zé Pedro para editar um álbum pela gravadora Joia Moderna. Já com repertório selecionado, mas ainda não gravado, o disco vai trazer na voz de Amelinha - vista no show Janelas do Céu na foto de Mauro Ferreira - músicas como Felicidade (Marcelo Jeneci e Chico César), Asa Partida (Fagner e Abel Silva), Quando Fugias de mim (Alceu Valença e Emmanoel Cavalcanti) e Algum Lugar (Marília Medalha e Vinicius de Moraes). CD deve sair ainda em 2011.


Fonte: Notas Musicais


quinta-feira, 19 de maio de 2011

" Fundarpe reedita edital do 21º FIG e disponibiliza formulários "

A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) reeditou o edital de convocatória nacional do 21º Festival de Inverno de Garanhuns. As alterações no edital têm o objetivo de tornar mais claro o processo de seleção dos projetos inscritos, bem como o de corrigir alguns erros de digitação verificados após o lançamento do documento, no dia 11 passado.

Também já estão à disposição os formulários utilizados para a formulação dos projetos das dez linguagens que formarão a grade artística do festival (Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Cultura Popular, Dança, Fotografia, Literatura, Música, Ópera e Teatro), além dos formulários referentes às propostas para a realização de oficinas de Formação Artístico-Cultural e das ações na área de Patrimônio.

Por causa da demora na disponibilização dos formulários em relação à data de lançamento do edital, a Fundarpe decidiu ampliar o prazo para a inscrição de projetos, que agora só se encerra no dia 05 de junho. A divulgação dos projetos que formarão a grade do FIG-2011 acontece no dia 28 de junho.


Fonte: Fundarpe

" Hoje é dia de lançamento de Livro na Cidade "




quarta-feira, 18 de maio de 2011

" Alto do Magano pode ganhar espaço no Festival de Inverno "


Ainda carecendo de uma confirmação, o Alto do Magano (FOTO) pode estar entrando este ano na rota do Festival de Inverno. Informações preliminares, dão conta de que os responsáveis pelo espetáculo Jesus Alegria dos Homens, teriam sido convidados pela Fundarpe para participarem de uma reunião, onde seriam discutidas ações a serem desenvolvidas naquele local ao longo do FIG deste ano. As pretenções da Fundarpe contudo não foram reveladas, mas tudo leva a crer que a intervenção da produção de Jesus Alegria dos Homens será fundamental para a concretização desta iniciativa.


Achamos que a idéia vém em boa hora, até porque o FIG está precisando de uma guinada prá sair um pouco da rótima estabelecida já há alguns anos. Vamos torcer para que aquele ponto tão bonito da cidade, até então pouco explorado durante o FIG, venha finalmente a ser utilizado e muito bem, com atividades direcionadas a comunidade local e visitantes.

terça-feira, 17 de maio de 2011

" Falando de Cinema "



Foi assinado ontem à tarde, em pleno Festival de Cannes, um acordo de coprodução para que o próximo filme do diretor Julien Temple , de O Lixo e a Fúria, seja rodado no Rio de Janeiro. Intitulado Children of the Revolution, o documentário pretende abordar as transformações culturais pelas quais o Brasil passou após o fim da ditadura militar. Um dos alvos a serem enfocados é o Rock in Rio, cuja quarta edição em solo carioca ocorrerá entre 23 de setembro e 2 de outubro deste ano. O acordo foi fechado entre a Film London e a Rio Film Commission, tendo a brasileira TV Zero e a inglesa FAME como produtoras responsáveis pelo longa-metragem. Segundo o diretor, as pesquisas em torno da cidade terão início daqui a dois meses. A intenção é que as filmagens comecem em janeiro de 2012.

" Festival Pernambuco Nação Cultural do Sertão Central fala todas as linguagens "



Ocupar as cidades de cada região do estado com uma programação cultural que contemple todas as linguagens artísticas é o objetivo central do Pernambuco Nação Cultural. O festival funciona como uma caravana, que vai passando e deixando marcas no fazer cultural de cada localidade, ao mesmo tempo em que também promove a troca de saberes, constrói vitrines para que cada artista apresente sua produção, desenvolva suas ideias, articule seus fazeres e fortaleça sua criação. O projeto é uma continuidade do que foi implantado na primeira gestão do governador Eduardo Campos, sendo agora amplificado para ter uma atuação ainda mais descentralizada e próxima dos artistas dos municípios distantes.

No Sertão Central, por exemplo, onde o Nação Cultural se fará presente de 23 a 29 de maio, a cidade de São José de Belmonte sempre foi o ponto central do evento. O FPNC do Sertão Central cresceu em torno da famosa Cavalgada à Pedra do Reino, que será realizada no domingo, 29 de maio, último dia do festival. Belmonte, portanto, continua sendo cidade pólo, mas divide atenções com Salgueiro, onde sediará o primeiro encontro de bandas de garagem do Sertão. As duas serão cidades centrais e concentrarão a maior parte da programação, mas a nova marca do FPNC, criada pela Secretaria de Cultura do Estado e Fundarpe, está na descentralização.

Além das cidades já citadas, as ações culturais, seja de entretenimento ou formação, passarão também pelos municípios de Cedro, Verdejante, Parnamirim, Terra Nova e Mirandiba. A ideia é que pessoas de cada município não precisem se deslocar até outro para assistir aos espetáculos ou participar das oficinas. É também para que os artistas desses lugares possam apresentar suas criações em seus lugares de origem.

domingo, 15 de maio de 2011

"Dussek recorda hits dos anos 80 ao gravar primeiro DVD em show no Rio "


Irreverente cantor e compositor carioca que viveu seu ápice artístico e comercial na primeira metade dos anos 80, Eduardo Dussek vai rebobinar todos os hits dessa fase áurea - Cantando no Banheiro, Rock da Cachorra, Aventura, Cabelos Negros, Eu Velejava em Você e Barrados no Baile, entre outros - na gravação de seu primeiro DVD. O registro ao vivo está agendado para 21 de junho de 2011 em show no Teatro Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro (RJ). O projeto está sendo produzido pela gravadora Deck em parceria com o Canal Brasil. A chegada às lojas do DVD (e do correspondente CD ao vivo) já está programada para o fim de setembro.



Fonte:Notas Musicais

Imortal, Mauricio de Sousa quer vender "1 bilhão de livros"


O criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, tomou posse na Academia Paulista de Letras durante cerimônia realizada na noite de quinta-feira, na sede da APL, em São Paulo. O desenhista e empresário assumiu a cadeira número 24, ocupada anteriormente pelo poeta Geraldo Vidigal, morto no ano passado, e passa a integrar um grupo seleto de 40 membros. Feliz e sorridente, o quadrinista disse após a posse que agora pretende vender "um bilhão de livros". A abertura do evento ficou por conta do presidente da Academia, Antônio Penteado Mendonça, que lembrou a votação expressiva que o desenhista recebeu para ser eleito imortal, em dezembro do ano passado.
"Maurício é, sim, um escritor. Ele teve uma das mais expressivas votações da história da APL. Os acadêmicos que se sentem honrados e privilegiados com uma pessoa como Mauricio de Sousa fazendo parte dessa casa mais do que seleta. Mauricio de Sousa assume a cadeira de um poeta Geraldo Vidigal, um homem extraordinário e um poeta de finíssima sensibilidade. Me sinto privilegiado em dar as boas vindas a Mauricio de Sousa", disse Mendonça em seu discurso.