Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sexta-feira, 17 de junho de 2011

" Instituto Tom Jobim lança acervo de Chico Buarque on-line "


Chico criança, Chico cabeludo, Chico de bigode. Em Lisboa, em Buenos Aires, em Roma. Com Tom, com Caetano, com Milton, com Vinicius. Em família, entre amigos, em manuscritos e, como se espera, em canções, todas as que gravou. Enquanto aguardam o novo disco de Chico Buarque --cuja pré-venda começa na segunda-feira--, seus fãs ganham amplo acesso ao passado do cantor e compositor com o lançamento de seu acervo digital no site do Instituto Antonio Carlos Jobim (www.jobim.org).  A obra digitalizada do artista será lançada oficialmente na rede nesta sexta-feira, e seus números dão uma dimensão do volume acessível: são 1.044 imagens, 7.916 letras e partituras e 26.152 textos, entre cadernos, documentos pessoais, reportagens de imprensa, roteiros para cinema e teatro, correspondências.

O filé, no entanto, são as gravações de áudio e vídeo, que somam cerca de 600 arquivos e incluem toda a discografia de Chico, com cada uma de suas canções --algo que nem mesmo o site oficial do artista disponibiliza. Paulo Jobim, presidente do instituto que leva o nome de seu pai, diz que o cantor foi consultado sobre a digitalização de seu acervo, que custou R$ 200 mil e foi bancada pela Vale com uso da Lei Rouanet. O acervo de Chico é o terceiro que o instituto coloca na internet, depois dos de Tom Jobim e Dorival Caymmi. O mesmo projeto está em andamento com a obra de Gilberto Gil e começará em breve com a de Milton Nascimento. Além do lançamento do acervo on-line, acontece hoje a abertura de uma exposição com parte do material no Espaço Tom Jobim (r. Jardim Botânico, 1.008, Rio). A mostra, gratuita, fica em cartaz por três meses, de terça a domingo, das 10h às 18h.

" Fundarpe garante que Palco Pop vai continuar sendo atração do FIG "


A Fundarpe garantiu ontem, que é certa a permanência do Palco Pop na grade de programação do FIG/ 2011. A garantia foi dada pelo Gestor em comunicação da Secretaría de Cultura e Fundarpe, Márcio Markman, em entrevista concedida nesta Quinta-Feira ao radialista Valdir Marino, no Jornal da Sete da Rádio FM Sete Colinas. Esta afirmação põe um ponto final nos boatos que corriam na cidade, dando conta que aquele polo do FIG estaría fora do Festival este ano. Na oportunidade o representante da Fundarpe disse que tudo está sendo feito para que todos os polos do Festival de Inverno sejam mantidos. Ele garantiu também que a infra estrutura do evento utilizada nas últimas edições, será mantida.

Márcio Markman em sua entrevista, reconheceu também que existe um atraso por parte da Fundarpe na preparação do FIG, mas confirmou que o anúncio da programação está mantida para o dia 28 em Recife. Mas nem mesmo a entrevista do Gestor em comunicação da Fundarpe, foi capaz de diminuir a onda de boatos em torno do Festival de Inverno. É que os boateiros de plantão agora espalham na "boca maldita" que o Palco da Cultura Popular sería a bola da vez para ser desativado pela Fundarpe este ano. Prá ser sincero acredito que seja apenas mais um boato sem nemhum sentido ou credibilidade. Proceder desta maneira, sería um tiro no pé. 

quinta-feira, 16 de junho de 2011

" Garanhuns pode perder Oficinas e Palco Pop no FIG 2011 "


Informações extra-oficiais, dão conta que o FIG deste ano, estaria sendo elaborado sem dois de seus principais atrativos. A boca miúda, corre na cidade, a informação que este ano teríamos um Festival de Inverno sem as tradicionais oficinas pedagógicas e sem as atrações do Palco Pop. Segundo as informações, esta parte do festival sería realizada de forma intinerante percorrendo alguns municípios da região. Resta saber se essas informações não passam de boatos criados por alguém interessado em criar um fato novo, ou se realmente são verdadeiras, o que significaria um prejuízo enorme para a instituição " Festival de Inverno de Garanhuns ". Com a palavra a Prefeitura de Garanhuns e a Fundarpe que precisam achamos nós, de se pronunciarem sôbre o assunto , até porque como diz o dito popular " Quem Cala Consente ".