Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

" Obra desaparecida desde a 2ª Guerra Mundial é devolvido a Museu "


Uma pintura do artista flamenco do Renascimento Jan Brueghel, o Jovem, desaparecida durante o nazismo, foi devolvida na última quarta-feira pela Holanda à Universidade Concórdia, em Montreal, herdeira de um marchand judeu alemão, anunciou a instituição. A obra deste grande pintor da escola flamenca (1601-1678) havia desaparecido antes ou durante a Segunda Guerra Mundial, tendo sido finalmente localizada na Holanda.

O Brueghel, que estava em exposição no museu Noordbrabants de Bois-le-Duc (Den Bosch), Holanda, foi enviado à Universidade Concórdia de Montreal, que herdou a coleção de arte de Max Stern, morto em Paris em 1987. Intitulado Alegoria da terra e da água, o óleo sobre cobre ilustra um almoço ao ar livre e é uma obra típica do pintor da escola flamenca: luminosa e caracterizada por detalhes minuciosos.

As autoridades da universidade canadense receberam o quadro em uma cerimônia organizada no Instituto do Patrimônio Cultural Holandês em Haia, na presença de funcionários do governo. A Universidade Concórdia, assim como a McGill (também em Montreal) e a Universidade Hebraica de Jerusalém são as herdeiras da coleção Stern.

Ameaçado pelos nazistas, Max Stern foi obrigado a fechar sua galeria em Düsseldorf (oeste da Alemanha) em dezembro de 1937. Fugiu primeiro para Londres, e depois, para o Canadá. Na fuga, precisou abandonar ou doar cerca de 40 quadros e esculturas, que foram vendidas depois pela Gestapo. Oito obras da colação já foram devolvidas desde 2006, mas esta "é a primeira enviada por um governo europeu", explicou Clarence Epstein, coordenador do projeto de restituição das obras de Max Stern à Universidade Concordia.
Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário