Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sábado, 18 de setembro de 2010

" Falando de Cinema"


"Povo" quer filme espírita "Nosso Lar" como concorrente brasileiro ao Oscar.

Habitualmente entregue às mãos de especialistas, a escolha do filme brasileiro que representará o país no Oscar será partilhada, este ano, com o público. O Ministério da Cultura (MinC) disponibilizou, em seu site, a seguinte enquete: "Qual filme brasileiro você gostaria de ver concorrendo ao Oscar 2011?". A lista inclui desde campeões de bilheteria, como "Chico Xavier", de Daniel Filho, até campeões de prestígio, como "É Proibido Fumar", de Anna Muylaert.

Mas, nesta primeira semana de votação, não houve título capaz de rivalizar com "Nosso Lar", o segundo blockbuster espírita deste ano no Brasil. O filme de Wagner de Assis obteve, até agora, 73% dos votos. "Chico Xavier", 9%. Os comentários postados pelos internautas vão dos rasgados elogios à produção, que chega a ser qualificada como obra-prima, a frases sobre espiritualidade.

A enquete, que contará um voto na comissão nomeada pelo MinC para apontar o candidato brasileiro ao Oscar, certamente não garantirá a escolha de "Nosso Lar". Seu resultado, no entanto, torna inevitável a seguinte pergunta: tem mesmo sentido transformar a simples inscrição de um filme no prêmio da Academia de Hollywood numa questão pública que, como no ano em que "Tropa de Elite" ficou de fora, chega a ganhar cores de paixão futebolísticas?

Cabe observar que o filme escolhido será apenas "inscrito" na disputa. Depois desse procedimento, o título é submetido aos membros da Academia. Cabe a eles a indicação dos cinco filmes que disputarão a estatueta de Filme Estrangeiro. O último filme nacional a ter conseguido essa indicação foi "Central do Brasil" (1998), de Walter Salles.
Reprodução de texto : Portal UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário