Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Aos 89, lenda do balé continua dançando com a alma


Alicia Alonso, a diretora de longa data do Balé Nacional de Cuba, não dança mais com seus pés, os quais, na tarde de segunda-feira num hotel próximo ao Lincoln Center, estavam delicadamente cruzados pelos tornozelos em um par de sapatilhas. Ela também está praticamente cega. Mas ao falar sobre balé, suas mãos, manchadas e envelhecidas, passam perto de seu rosto enquanto dedos delgados, com anéis brilhantes e unhas rosadas, giram e se prolongam em delicadas coreografias.
"Danço com as mãos", concorda, sorrindo discretamente. "Danço mesmo. Na verdade, danço mais com o meu coração. Daí, atravessa o meu corpo. Não posso evitar".

Na noite de quinta-feira, Alonso celebra seu 90º aniversário com um programa especial executado pela companhia do American Ballet Theatre, onde ela foi uma dançarina instrumental no início de sua carreira. (Ela rapidamente aponta, porém, que ainda tem 89; seu aniversário de verdade será no dia 21 de dezembro.) A noite terá um filme com uma retrospectiva da carreira de Alonso, assim como uma apresentação de Don Quixote com três elencos principais.
Matéria original ( portal terra )

Nenhum comentário:

Postar um comentário