Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sábado, 5 de abril de 2014

Wilson Freire lança livro ficcional da época da ditadura militar



Cinquenta anos foi o tempo necessário para o escritor, médico, cineasta e compositor Wilson Freire, 55 anos, finalizar todas as páginas de A única voz. O livro ficcional tem como pano de fundo a ditadura militar do Brasil e é influenciado por histórias que marcaram a vida do autor. A obra, publicada pela editora pernambucana Mariposa Cartonera, está sendo lançada neste momento no  Box Sertanejo, no Mercado da Madalena em Recife.
 
Na abertura do livro, Freire relata uma história verídica protagonizada por seu pai, em 1964. Jaime Freire era sargento da Polícia Militar, em Pesqueira, Agreste de Pernambuco, quando o exército ascendeu ao poder. Destituído da função, pois “estava sendo muito bonzinho com comunistas”, Jaime salvou-se, por pouco, de um atentado. O fato culminou na morte de um vizinho e foi presenciado pelo autor, que tinha 5 anos na época.
 
“Para mim, o livro começa ali. Ficou marcado e passei a vivenciar isso. Em 1975, comecei a escrever sobre o tema e não tinha maturidade para terminar”, conta. O projeto foi retomado em 1989, data da primeira oficina literária de Raimundo Carrero. “Deixei as bases prontas e em 2014 finalizei a obra. Por isso, que eu considero ter levado 50 anos”, relata.
 
A narrativa tem como personagens dois irmãos gêmeos, em lados opostos. Um militar e outro contrário ao governo. Apesar de ficcional, a história está impregnada com referências históricas. “Ele (o livro) tem a parte documental, com relatos do rádio que é o narrador. É a Voz do Brasil, chamada por ele de única voz, que conta a versão dos militares”, diz Freire.
 
A experiência do autor como militante também ajudou na concepção do livro. “Eu participei do movimento estudantil contra a vontade do meu pai. Não por ele ser militar, porque ele era democrático, mas tinha medo de acontecer algo comigo”, relembra.
 
A única voz custa R$ 13 e possui ilustrações de Germano Rabello. O título será vendido durante o lançamento. No estande da Mariposa Cartonera, localizado na Galeria Café Castro Alves (Rua do Lima, 280, Santo Amaro), e na fan page da editora no Facebook, o trabalho também  será comercializado.

Serviço:
A única voz
Editora: Mariposa Cartonera
Valor: R$ 13
Autor: Wilson Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário