Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

"Falando de Cinema"


A estreia do diretor Roberto Berliner na ficção ganhou uma adesão de peso para viver o personagem principal. Isso porque Gloria Pires  acertou os ponteiros para viver Nise da Silveira nos cinemas. Nise da Silveira - A Senhora das Imagens será produzido pela Tv Zero e vai contar a história desde o dia em que a famosa psiquiatra chega ao hospital depois de anos presa e exilada por seu envolvimento com os comunistas.

Considerada uma das grandes discípulas do psicanalista Carl Jung, a médica dedicou sua vida a psquiatria e foi uma grande defensora do fim dos tratamentos agressivos de sua época, como eletrochoques e lobotomia. Foi dela, por exemplo, a ideia de mudar a rotina dos pacientes, substituindo tarefas de limpeza por atividades de pintura e escultura, estabelecendo com isso o marco inicial do que viria a ser o Museu de Imagens do Inconsciente, local por onde passaram artistas reconhecidos mundialmente, como Arthur Bispo do Rosário e Estamira.

Parte das filmagens de Nise da Silveira - A Senhora das Imagens acontecerão no Centro Pediátrico do Engenho de Dentro e contará com a colaboração do grupo de teatro Sistema Nervoso Central, formado por pacientes, e comandado pelo médico Lula Vanderlei. As filmagens estão marcadas para começar em janeiro de 2012. O personagem também foi interpretado no teatro por Mariana Terra em peça de mesmo nome. A última participação de Glória nos cinemas foi em dose tripla, quando em 2009 ela estreou os títulos É Proibido Fumar, Lula, o Filho do Brasil e Se Eu Fosse Você 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário