Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

domingo, 10 de outubro de 2010

" Vargas Llosa afirma que ninguém poderá tirar sua cidadania peruana "


O escritor Mario Vargas Llosa, vencedor do prêmio Nobel de Literatura de 2010, assegurou que ninguém poderá tirar sua nacionalidade peruana, ao lembrar as ameaças que recebeu durante o regime de Alberto Fujimori (1990-2000). "O meu país é o Peru, onde nasci, me formei", declarou o escritor em entrevista publicada neste sábado pelo diário "A República".

Vargas Llosa lembrou que todas "as experiências fundamentais que formam a personalidade de um escritor" foram vividas por ele em seu país."Estiveram a ponto de tirar minha cidadania peruana na época da ditadura de Fujimori e por isso solicitei à Espanha a dupla nacionalidade, que me foi concedida muito generosamente", contou.

Llosa, que há 20 anos perdeu as eleições para Alberto Fujimori, disse que o ditador está na prisão porque cometeu uma grande traição à democracia, após chegar ao poder mediante eleições livres."Ele fez o pior que pode fazer um estadista, que é destruir as instituições democráticas e instaurar uma ditadura. Uma ditadura que foi muito corrupta e que sujou as mãos de sangue com crimes contra os direitos humanos",

Nenhum comentário:

Postar um comentário