Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

domingo, 5 de setembro de 2010

Em apresentação rara, Egberto Gismonti é aplaudido de pé em Recife


Compositor, arranjador e multi-instrumentista, o músico Egberto Gismonti foi uma das grandes atrações do Mimo (Mostra Internacional de Música em Olinda), que começou na última quarta-feira e segue até terça. O pianista subiu ao palco montado na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, em Recife, acompanhado da Orquestra de Sopros da Pro Arte neste sábado a noite.
Depois de algumas palavras e elogios ao festival, apontando para o grande número de oficinas que ensinam música para jovens, Egberto empolgou o público que lotou a igreja. Além de ser aplaudido de pé pela plateia, o compositor ainda foi ovacionado pela pessoas que não conseguiram ingresso e se contentaram em assistir ao show do lado de fora.

Aproveitando-se da acústica única da construção, Egberto desfilou toda sua técnica virtuosa e mostrou que a Orquestra, formada por jovens músicos, está pra lá de afiada. Os integrantes do coletivo, quando não eram regidos por Egberto, mostraram extrema competência ao seguir seus movimentos, mudança de tempos, ritmos e tons dissonantes.

O repertório desta parceria passeou basicamente em cima do disco lançado em 2008 pela orquestra, onde tocam versões de Tom Jobim, Baden Powell e Hermeto Pascoal. Com tamanha maturidade dos instrumentistas, Egberto os aplaudiu ao final da apresentação.

Na hora de se despedir, o compositor foi aplaudido de pé e ouviu o público pedindo um bis. Por outro lado, Egberto Gismonti reapareceu no palco, mas apenas acenou indicando que a apresentação não teria continuidade.

Com apoio do Ministério da Cultura e do Bndes, a Mimo segue até terça-feira (7), com shows, oficinas e exibições de filmes e documentários em Olinda, Recife e João Pessoa. A programação ainda conta com apresentações aguardadas, como o show de Tom Zé e do guitarrista Mike Stern.
Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário