Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sábado, 29 de março de 2014

Torre Malakoff recebe exposição Múltiplo Leminski


O multiartista curitibano Paulo Leminski (1944-1989) nunca colocou seus pés no Recife. Mas a sua mente criativa viajou pelas terras pernambucanas, por quase uma década, período que levou para escrever o romance Catatau (1975), uma das obras-primas da literatura brasileira de invenção. A trama ficcional se desenvolve a partir de uma visita imaginária do filósofo francês René Descartes ao Brasil, acompanhando a comitiva de Maurício de Nassau, no período da colonização holandesa. A comitiva teria aportado em Olinda, próximo ao Recife Antigo onde está sediada a Torre Malakoff, prédio tombado como patrimônio histórico de Pernambuco.
 
Pois é justamente lá, na Torre Malakoff, que está em cartaz a Exposição Múltiplo Leminski, a maior já feita sobre a vida e obra do artista, resultado de anos de pesquisa e catalogação de toda produção de Paulo Leminski.  A mostra fica até o dia 30 de maio, com entrada franca ao público.  A capital pernambucana é a primeira cidade do Nordeste a receber a mostra itinerante, que já foi visitada por quase 325 mil pessoas no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba (PR), no Ecomuseu de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), e no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia (GO).
 
Em Pernambuco, a realização da exposição (que tem patrocínio do programa Petrobrás Cultural) é da WhoIs Produções, em parceria com a Secretaria de Cultura e Fundarpe. “O recorte desta exposição comunga com a própria cena artística pernambucana, que tem como marca o constante e permanente diálogo entre todos os segmentos da arte. O Leminski músico, poeta, crítico, quadrinhista, ilustrador, cineasta, será muito bem entendido por nós. Leminski é referência obrigatória para o artista contemporâneo, e também é muito importante compartilhar este acervo com todos os que vierem visitar a exposição, na Torre Malakoff”, disse o secretário de Cultura do estado, Marcelo Canuto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário