Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

'O Artista' quebra barreiras e se torna grande vencedor do Oscar 2012

O elenco do longa francês reunido no palco do Teatro Kodak, onde ocorreu a 84ª edição da premiação

Nunca na história do Oscar um filme de língua não inglesa havia sido tão prestigiado. Mas, como regras servem para ser quebradas, o francês O Artista derrubou barreiras, superou A Invenção de Hugo Cabret, recordista em indicações da noite, e se sagrou o grande vencedor dos prêmios da Academia de Ciências Cinematográficas neste domingo (26), em Los Angeles, na Califórnia. Filme mudo e em preto e branco que já havia conquistado prêmios nas principais competições do cinema pré-Oscar, o longa de Michel Hazavicius levou cinco estatuetas no total, sendo três entre as quatro principais categorias da premiação: melhor filme, melhor ator (Jean Dujardin) e melhor diretor (Michel Hazanavicius).O Oscar 2012 também consagrou Meryl Streep, 62 anos, que recebeu seu terceiro prêmio de melhor atriz por sua atuação como Margaret Tatcher em A Dama de Ferro. A atriz norte-americana é a recordista em indicações ao Oscar, com 17 aparições.

Disputa acirrada

Apesar ter sido considerado favorito na premiação de 2012 desde antes do anúncio dos indicados, no dia 24 de janeiro, O Artista teve um concorrente bastante forte na disputa, impedindo, assim, que qualquer especialista cravasse qual seria o grande vencedor da noite. De fato, A Invenção de Hugo Cabret não só foi indicado a mais categorias - 11 contra 10 - como iniciou a noite conquistando prêmio atrás de prêmio.De cara, o filme em 3D dirigido por Martin Scorsese levou estatuetas por fotografia e direção de arte. Na sequência, ainda vieram os prêmios por efeitos visuais, som e edição de som - o último da produção, que deixou a cerimônia com um total de cinco estatuetas.

O número de prêmios foi exatamente o mesmo do longa-metragem francês, mas as comparações param por aí. Se Hugo, com seu visual riquíssimo e enredo mais voltado para jovens, levou apenas prêmios técnicos, O Artista conquistou as estatuetas mais prestigiadas da noite - diretor, ator e filme, além de trilha-sonora e figurino.Apesar de ser conhecida como uma premiação que reconhece produções estrangeiras - e não apenas na categoria específica com esse nome -, o Oscar nunca havia dado uma estatueta de melhor filme para um trabalho francês. Tampouco quando se tratando de uma produção muda e em preto e branco.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário