Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

terça-feira, 31 de maio de 2011

" "Oscar brasileiro" divulga vencedores nesta terça "


Prevalecerá a racionalidade de um policial de elite ou a sensibilidade transcendental de um médium? Com 16 indicações cada, os filmes "Tropa de Elite 2" e "Chico Xavier" lideram a disputa pelo prêmio de melhor longa-metragem de ficção no 10º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, cujos vencedores serão conhecidos na noite desta terça-feira (31).

A cerimônia de entrega acontece no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, e terá transmissão ao vivo, a partir de 21h, pelo Canal Brasil. O casal Lucy e Luiz Carlos Barreto, que produziu obras emblemáticas para o cinema nacional, como "Terra em Transe" (Glauber Rocha), "Bye Bye Brazil" (Cacá Diegues), "Dona Flor e Seus Dois Maridos" e "O que é isso companheiro?" (Bruno Barreto), será homenageado durante a premiação. A apresentação ficará a cargo dos humoristas Bruno Mazzeo e Fabiula Nascimento.

Além dos campeões de bilheteria de 2010, mais quatro filmes disputam a categoria de melhor longa: "As Melhores Coisas do Mundo" (de Laís Bodanzky), "Olhos Azuis" (de José Toffily), "5x Favela, Agora Por Nós Mesmos" (de Manaira Carneiro, Wagner Novais, Rodrigo Felha, Cacau Amaral, Luciano Vidigal, Cadu Barcelos e Luciana Bezerra) e "Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo" (de Karim Ainouz e Marcelo Gomes).
O público, através do voto popular, será essencial para a missão de escolher um vencedor. À exceção de "5x Favela, Agora Por Nós Mesmos", todos os demais também disputam o prêmio de melhor direção.

Na largada do Grande Prêmio, os maiores destaques são mesmo "Tropa de Elite 2" e "Chico Xavier". Eles dividem o topo das indicações, com 16 cada. Vale lembrar que em dezembro passado o filme de José Padilha ultrapassou a marca de 11 milhões de espectadores, batendo assim o recorde que pertencia ao longa "Dona Flor e Seus Dois Maridos" (1976), de Bruno Barreto.

"Chico Xavier" concorre duplamente ao prêmio de melhor ator. Ângelo Antônio, que interpreta o médium entre seus 21 e 49 anos de idade, e Nelson Xavier, que encarnar a vida dele dos 59 aos 65 anos, podem até compartilhar o mesmo personagem, mas não poderão dividir a premiação. E não será tarefa nada fácil quando se está concorrendo com Marco Nanini (Odorico Paraguaçu em "O Bem Amado), Paulo José (Quincas em "Quincas Berro D'Água), Chico Diaz (Matuim em "O Sol do Meio-Dia") e Wagner Moura (Coronel Nascimento em "Tropa de Elite 2").

Entre as finalistas do prêmio de Melhor Atriz, destaque para Glória Pires (Dona Lindú em "Lula, o Filho do Brasil"), Marieta Severo (Manuela em "Quincas Berro D'Água") e Christiane Torloni (Glória em "Chico Xavier"). Também concorrem Alice Braga (Elaine em "Cabeça a Prêmio") e Ingrid Guimarães (Alice em "De Pernas pro Ar"). Não deixa de chamar certa atenção o fato de que "Lula, o Filho do Brasil", que deu muito assunto ano passado, seja finalista em apenas quatro categorias. Além de melhor atriz, aparece também entre os cotados para melhor direção de fotografia, melhor direção de arte e melhor maquiagem.

O Grande Prêmio também irá premiar um longa-metragem estrangeiro. Na disputa, estão "A Fita Branca" (Alemanha), "A Origem" (EUA/Reino Unido), "O Pequeno Nicolau" (França), "A Rede Social" (EUA) e "O Segredo dos Seus Olhos" (Argentina). Este último, obra de Juan José Campanella, ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2010.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário