Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sábado, 13 de novembro de 2010

" Manuscrito medieval com lendas de rei Artur será leiloado "


O primeiro manuscrito medieval que narra de forma extensa as lendas de rei Artur, mago Merlin, Cavaleiros da Távola Redonda, Lancelot e Santo Graal será leiloado em dezembro em Londres. A venda do romance "The Rochefoucauld Grail", do século XIV, se dará em um leilão da Sotheby's, anunciou nesta quinta-feira a empresa.Trata-se do maior romance de cavalaria escrito na Idade Média e seus temas - amizade, traição, ambição, façanhas e amores trágicos - formam a base de boa parte da literatura moderna.

As histórias da busca do Santo Graal, do rei Artur e sua corte de Camelot, e o romance de Lancelot, um dos Cavaleiros da Távola Redonda, com a rainha Genebra, deleitaram gerações de leitores e inspiraram algumas das melhores histórias contemporâneas. O "The Rochefoucauld Grail" também impressiona por seu volume e pelas 107 ilustrações que acompanham os textos, consideradas verdadeiras obras-primas. O romance descreve cenas de torneios e batalhas, aventuras dos nobres e provas de força e coragem.

O manuscrito foi produzido em Flandres ou em Artois entre 1315 e 1323 possivelmente por Guy VII, barão de La Rochefoucauld e membro de uma das famílias aristocráticas mais destacadas da França e representante em Flandres do rei Felipe V da França. Os três volumes foram comprados no início do século XVIII por Sir Thomas Phillips (morto em 1872), possivelmente o principal colecionador moderno de manuscritos medievais e, depois disso, foi vendido mais duas vezes. A Sotheby's espera que o romance seja arrematado por entre 1,5 milhão e 2 milhões de libras (entre US$ 2,4 milhões e US$ 3,2 milhões).

Nenhum comentário:

Postar um comentário