Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Obra e vida de Luiz Gonzaga ganham nova publicação


O maior ícone da música popular nordestina agora tem uma publicação inteira em sua homenagem. Luiz Gonzaga do Nascimento é analisado em 102 páginas, sob a perspectiva de técnicos da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e de integrantes do Programa de Especialização em Patrimônio do Governo do Estado que fazem parte de uma equipe de historiadores, jornalistas, arquitetos e turismólogos. O trabalho está disponível em duas versões: uma impressa e outra digital.

Mais do que informações sobre o compositor, a cartilha Luiz Gonzaga: Patrimônio Vivo na Memória do Povo Brasileiro traz um inventário completo sobre os ambientes de origem e memória do artista. Trata-se de uma compilação de 10 textos em que se revela o sucesso provocado pelo surgimento e consolidação, em todo o Brasil, do Baião, além de apontar importantes fatores que influenciaram a música e a história de Gonzaga.

Entre outros temas que o leitor vai encontrar, estão as relações de Luiz Gonzaga com o surgimento do rádio no Brasil, a obra e o legado do artista, além .do patrimônio cultural de Exu e os “guardiões” da memória gonzagueana. No fim do livro, ainda é possível encontrar a produção bibliográfica e audiovisual relacionada à vida do compositor e indicações de leitura. Luiz Gonzaga faleceu em 2 de agosto de 1989, em conseqüência de um câncer, depois passar 42 dias internado em um hospital no Recife.

A cartilha Luiz Gonzaga pode ser acessada, gratuitamente, de qualquer parte do mundo, por meio do portal Pernambuco Nação Cultural, no link http://www.nacaocultural.pe.gov.br/luiz-gonzaga-patrimonio-vivo-na-memoria-do-povo-brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário